A Alstom, na condição de membro do consórcio Saturno, fechou com a RFI – empresa italiana de infraestrutura do Grupo FS – um contrato para fornecer parte do sistema de sinalização e para desenvolver e instalar a infraestrutura ferroviária no trecho Treviglio-Brescia da linha de alta velocidade/alta capacidade Milão-Verona. A parte da Alstom no contrato é de €20 milhões. O projeto deverá ser concluído em 2016.
A linha de 39 km Treviglio-Brescia irá cruzar 20 cidades nas províncias de Milão, Bergamo e Brescia. Outros 12 km ligarão esta linha à linha existente, e outros 7km de trilhos dedicados chegarão à estação de Brescia.
A junção entre a linha nova e a já existente, além de motores, serão desenhados e produzidos na unidade Alstom Bologna na Itália, que é o centro de excelência do grupo para sistemas ferroviários intertravamento e de trilhos.
A unidade de Guidonia, também na Itália e especializada em sistemas de infraestrutura ferroviária, ficará encarregada de desenhar e produzir parte da linha de contato, sistemas de fornecimento e transmissão de energia, bem como todo o sistema de prevenção de incêndios.
Como membro do consórcio Saturno, a Alstom já produziu e instalou os mais avançados sistemas de sinalização para trens de alta velocidade na Itália, como a linha Roma-Nápoles (primeira linha de altíssima velocidade do mundo a ser equipada com ERTMS nível 2), e a linha Bologna-Florença, cuja extensão é praticamente toda dentro de túneis.
Seja o primeiro a comentar