Brado investe em locomotivas e vagões

De olho no desenvolvimento da nova modalidade de DTA, a Brado Logística, braço operacional da América Latina Logística (ALL), que possui a concessão de mais de 3,1 mil quilômetros de ferrovia no Estado, investiu em 200 novos vagões e locomotivas para atender à demanda de serviços. Parte dos ativos já está operando a modalidade em regime de testes.


Com o embarque de cargas responsáveis pela criação de um serviço inédito, a companhia passa a atuar também no mercado de importação de contêineres. A Brado adquiriu, recentemente, a autorização para operar este tipo de trânsito aduaneiro e uma das expectativas para o Rio Grande do Sul é de que a capacidade do transporte intermodal na região, complementada pelas DTAs, cresça em torno de 30%. O índice também deve ser favorecido pelas melhorias das operações, principalmente, no terminal de Esteio, fato que aumenta também o volume de movimentação de contêineres.


Antes das DTAs ferroviárias, boa parte da Malha Sul era utilizada por trades de commodities agrícolas e cooperativas com grandes volumes de cargas a granel, como soja, trigo, milho, fertilizantes e arroz. O transporte de produtos industrializados também cresceu em setores como frigorificados, siderúrgicos, petroquímicos, papel e celulose, alimentos, madeira e polietileno, com uma média 500 vagões diários nas principais rotas, que são Cruz Alta a Rio Grande (safra de soja e trigo com quatro pares de trens/dia na safra), Tronco Sul (Esteio a Vacaria com três pares trens/dia) e corredor Esteio a Uruguaiana (três pares trens/dia).


Roteiros de DTA ferroviária em teste – Percurso. Saída do Tecon em Rio Grande via ferroviária, seguindo por Santa Maria até o terminal em Esteio, na BR-116, sendo transbordado para modal rodoviário até os portos secos de Canoas, Novo Hamburgo ou Caxias do Sul.


Vantagens – Redução de até 20% no custo, na comparação com um frete rodoviário.


Alternativa com menos emissões de gases e possibilidade de transportar maiores volumes.


Desvantagens – Ampliação de até quatro dias no tempo total de deslocamentoaté as Eadis. Pagamento de taxa extra entre R$ 300,00 e R$ 430,00 para a movimentação de contêineres no Tecon.

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Fonte: Jornal do Comércio – RS

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