Veículos são atingidos em linha férrea em Rio Preto

Um carro foi atingido por um trem nesta terça-feira (26) em Engenheiro Schmitt, no distrito de São José do Rio Preto (SP). O veículo foi arrastado por cerca de 100 metros.
No veículo estava apenas o comerciante Antônio Ernesto Volpe. Apesar do susto, ele só teve ferimentos leves. O local não tem cancela, mas há placas de atenção para os motoristas.


Três horas depois, a apenas 15 quilômetros do primeiro acidente, outro carro foi atingido na linha férrea. Desta vez, uma máquina que faz a manutenção dos trilhos bateu no veículo, no Jardim Conceição, também em Rio Preto.


O eletricista Lúcio Florêncio, de 53 anos, foi socorrido com ferimentos leves e levado ao Hospital de Base. O local também é sinalizado, mas não tem cancela.


RF – A ALL emitiu duas notas à imprensa sobre o ocorrido. Leia na íntegra:


“Um carro colidiu com um trem na manhã desta terça-feira (26), por volta das 11h30, em uma passagem de nível em Engenheiro Schmitt. O acidente aconteceu após o veículo invadir a linha férrea no momento do cruzamento do trem. Seguindo os procedimentos de segurança, o maquinista acionou a buzina e os freios da composição, mas não foi possível evitar a colisão, uma vez que o trem leva de 500 metros a 1000 metros para parar totalmente após o acionamento da frenagem. O condutor do veículo teve ferimentos leves. A passagem de nível é sinalizada.


A ALL lamenta o ocorrido e alerta para a necessidade de total atenção nos cruzamentos com a ferrovia. De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial e transpô-la sem parar é infração gravíssima, sujeita a perda de sete pontos na carteira e com multa de 175,84 UFIRs (R$ 186,39).


A concessionária também realiza campanhas frequentes de segurança nos cruzamentos com a linha férrea para minimizar o risco de acidentes envolvendo veículos, pedestres e trens, e também palestras educativas em escolas próximas à malha. Só em 2012, na região de São José do Rio Preto, a concessionária realizou duas campanhas em passagens de nível, que atingiram mais de 1.000 motoristas.”


 
“ Um carro colidiu com uma Máquina de Manutenção de linha na tarde desta terça-feira por volta das 15 horas, em São José do Rio Preto. O acidente aconteceu após o veículo invadir a linha férrea no momento do cruzamento da máquina de manutenção. Seguindo os procedimentos de segurança, o maquinista acionou a buzina e os freios da composição, mas não foi possível evitar a colisão, uma vez que a máquina leva de 500 metros a 1000 metros para parar totalmente após o acionamento da frenagem. O condutor do veículo teve ferimentos leves. A passagem de nível é sinalizada. A ALL lamenta o ocorrido e alerta para a necessidade de total atenção nos cruzamentos com a ferrovia. De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial e transpô-la sem parar é infração gravíssima, sujeita a perda de sete pontos na carteira e com multa de 175,84 UFIRs (R$ 186,39).


A concessionária também realiza campanhas frequentes de segurança nos cruzamentos com a linha férrea para minimizar o risco de acidentes envolvendo veículos, pedestres e trens, e também palestras educativas em escolas próximas à malha. Só em 2012, na região de São José do Rio Preto, a concessionária realizou duas campanhas em passagens de nível, que atingiram mais de 1.000 motoristas. 


 
Sinalização


A concessionária esclarece que, de acordo com previsão do Regulamento dos Transportes Ferroviários, em seu artigo 10º, § 4º, aprovado pelo Decreto 1.832, de 4 de março de 1996, a manutenção e sinalização das passagens de nível implantadas nos cruzamentos da via férrea são de responsabilidade do executor da via mais recente. Da mesma forma, o artigo 24, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro, atribui ao Município a competência para implantar, manter e operar o sistema de sinalização, dispositivos e os equipamentos de controle viário. Vale ressaltar que, independente disso, a ALL realiza o reforço da sinalização passiva nas passagens de nível oficiais, como a pintura de solo, instalação de Cruz de Santo André e redutor de velocidade (tipo tartaruga) com reflexivos.”

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Fonte: G1 Rio Preto e Araraquara

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