A Vale deve iniciar até o final deste mês a operação do primeiro dos dois berços do Píer IV do Terminal Portuário Ponta da Madeira, em São Luis (MA). No início de janeiro, o píer recebeu sua primeira atracação, como parte da etapa de testes. De acordo com a Vale, o atracadouro é a maior obra de infraestrutura portuária da empresa na América Latina.
O navio que estreou o Píer IV foi o Ore Belo Horizonte, que carregou 800 toneladas de minério em cerca de dez minutos. O atracadouro será capaz de movimentar até 100 milhões de toneladas de minério por ano e faz parte de um conjunto de obras iniciadas em 2010 com o objetivo de aumentar a capacidade logística do Sistema Norte da empresa, composto pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) e o Terminal Portuário Ponta da Madeira. Com profundidade mínima de 25 metros, tem dois berços de atracação, além de capacidade para receber até 53 navios por mês. Com o término da obra, o Terminal Portuário Ponta da Madeira será capaz de carregar completamente os maiores graneleiros do mundo, como o Berge Stahl (com 355 mil toneladas de capacidade de carga).
O custo total da obra gira em torno de R$ 400 milhões. Em maio de 2009, a mineradora obteve a Licença Prévia (LP) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para a construção. A Licença de Instalação (LI) foi expedida pelo órgão ambiental no segundo semestre daquele ano. Outra etapa da obra foi cumprida em março de 2010, com a autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para o empreendimento. Em outubro, foi concluída a montagem de um dos principais equipamentos utilizados na construção do Píer IV, uma estrutura de 110 toneladas chamada de ‘jaqueta’, termo técnico usado para designar a plataforma de trabalho para cravação de estacas. O equipamento foi armado no cais sul do Porto do Itaqui, no Berço 102, e depois transportado para o canteiro da obra.
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