Nesta quarta-feira a Companhia do Metropolitano de São Paulo faz 45 anos de criação. A data marca o dia da fundação da instituição. A Linha 1-Azul, a primeira do sistema, teve seu planejamento iniciado em 1968, mas sua inauguração se deu seis anos depois, em 14 de setembro de 1974.
Atualmente, o metrô paulistano possui 74,3 quilômetros de malha e cinco linhas, ligadas por 64 estações (58 operadas pelo Metrô e seis pela ViaQuatro). As linhas do sistema se dividem em: Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda), 4-Amarela (Luz-Butantã) e 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze). A Linha 4-Amarela é administrada pela iniciativa privada.
No ano passado, mais de 1,2 bilhão de pessoas utilizaram o metrô da capital, numero que vem crescendo nos últimos anos com a inauguração de novas estações e futuramente com a conclusão das novas linhas, como a Linha 6-Laranja, Linha 15-Prata e Linha 17-Ouro, (nas duas últimas serão utilizados o monotrilho).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar