A concessionária ferroviária América Latina Logística (ALL) vai iniciar o transporte de combustíveis em parceria com a Cattalini Terminais Marítimos no próximo dia 19. De acordo com a companhia, o projeto deve elevar em 10% o mercado de produtos líquidos da empresa, com o transporte de 30 milhões de litros por mês a partir do Porto de Paranaguá (PR), onde está o terminal da Cattalini, com capacidade para 400 mil metros cúbicos de armazenamento.
A operação abastecerá a região de Curitiba e o interior do Paraná, do Rio Grande do Sul e de São Paulo e deve aumentar em 20% o volume transportado por ferrovia nesses locais. De acordo com o diretor industrial da ALL, Eduardo Fares, as regiões que serão atendidas pelo novo projeto são abastecidas atualmente por dutos ou caminhões. A ALL vai utilizar uma frota de 260 vagões dedicados.
A concessionária estuda com empresas operações semelhantes a partir dos portos de Santos e Rio Grande (RS).
“Esperamos em dois anos operar também nesses dois portos”, disse Fares. O investimento da ALL no transporte de combustível se deve à expectativa da empresa de que o País importe 29% de todo o combustível que consumirá nos próximos anos.
Papel e celulose
A ALL também coloca suas fichas em projetos de outros segmentos, como o de contêiner, que apresentou crescimento de 12% no ano passado. Para este exercício, a companhia espera um aumento de 40% no volume transportado nesse tipo de operação. Por meio de sua subsidiária Brado Logística, a ALL investiu em 1,9 mil vagões plataformas e 30 novas locomotivas para o transporte de contêiner.
“O segmento de contêiner é o que vemos como mais promissor, inclusive com um aumento no transporte de minério e outras commodities desta maneira”, conta Fares.
Seja o primeiro a comentar