Para o deputado federal Fernando Marroni, a divulgação do resultado positivo do estudo de viabilidade técnica de implantação de um trem regional de passageiros entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves aumenta a expectativa com relação a aprovação da instalação de um trem regional interligando Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande/Cassino, na Zona Sul do Estado.
Orçado em R$ 156,1 milhões, o projeto do Trem da Serra foi considerado viável pelo estudo elaborado pelo Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans/UFSC), mesma instituição responsável por apurar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do trem regional do sul.
“Ao considerar viável o trem regional da Serra, o ministério dos Transportes abre uma porta importante para a aprovação da implantação do trem também no trecho Capão do Leão, Pelotas e Rio Grande/Cassino, pois é muito grande a demanda de pessoas que circula diariamente por estes municípios. Estamos otimistas com relação à aprovação do projeto e, a expectativa é de que até o final deste ano já se possa ver aberto o processo de concessão do serviço”, comenta Marroni (PT-RS), que é também coordenador do Comitê em Defesa do Trem Regional, que reúne lideranças dos três municípios envolvidos.
Conforme informações obtidas por Marroni junto ao Labtrans, o resultado do estudo de viabilidade técnica será entregue ao ministro dos Transportes, César Borges, no dia 23 de maio.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O Trem da Serra
O trecho entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves totalizará 65 quilômetros e inclui paradas em Farroupilha, Carlos Barbosa e Garibaldi. O projeto prevê a utilização de veículos leves sobre trilhos (VLT) com capacidade para atingir até 120 km/h. A ideia é aproveitar os trechos das antigas ferrovias de cargas e fazer as devidas adequações. O projeto deverá ser viabilizado através de Parceria Público Privada (PPP) ou por meio de concessão à iniciativa privada por período determinado. O projeto executivo deve ser contratado ainda em 2013.
Seja o primeiro a comentar