O projeto da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que vai ligar Lucas do Rio Verde a Campinópolis, em Goiás será debatido no dia 10 de maio, em Cuiabá. O evento pretende reunir todos os setores envolvidos na implantação da ferrovia. “Queremos discutir o projeto para que ele seja o fiel retrato das nossas expectativas”, disse Francisco Vuolo, titular da Secretaria Extraordinária de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal (Selit), que esta promovendo as discussões.
Vuolo espera a participação de segmentos da sociedade civil organizada, como OAB-MT, Aprosoja, Famato, Fiemt, prefeitos dos municípios por onde a ferrovia irá passar, entre outros. Segundo ele a ampliação do debate ocorre 14 dias antes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) encerrar o processo de tomada de subsídio que antecede as audiências públicas que vão homologar o traçado já com o projeto executivo, antes da abertura de licitação.
A coleta de subsídios da ANTT faz parte de um processo que antecede os estudos de viabilidade econômica, esperados para ser fechado nos próximos meses. A motivação para as discussões do dia 10 está na forma como isto é feito, por meio eletrônico. “O que queremos é que as nossas considerações, em relação ao projeto, não seja apenas por meio eletrônico. Vamos solicitar tomada de subsidio presencial em Lucas do Rio Verde e Água Boa”. O Governo do Estado já manteve contato com as prefeituras para junto com a sociedade discutir o tema.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo a Valec, empresa responsável pela obra, que receberá recursos do PAC, ela deverá iniciar em dezembro de 2013, com a licitação para o projeto executivo em agosto. O trecho de 900 km até Campinópolis (GO). Além de ligar Mato Grosso aos portos do Nordeste é chamado de Ferrovia da Soja e é a primeira parte da Ferrovia Transcontinental (EF-354), que ligará o Rio de Janeiro ao Acre, na fronteira com o Peru e prosseguindo até o Oceano Pacífico.
Seja o primeiro a comentar