O presidente da MRS, Eduardo Parente, e o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, lançaram nesta quinta-feira (25/04) o segundo polo intermodal ferroviário do ramal de São Paulo, situado em Queimados, na periferia do Rio, complementando o primeiro polo, lançado no mês passado e situado em Mogi das Cruzes (SP), na região metropolitana de São Paulo. Ambos serão operados pela MTO, dos irmãos Bernardo e Michel Grandin, ex-Odebrecht.
“Vamos tirar 500 caminhões/dia da Dutra”, disse um entusiasmado o vice-governador do Rio, Luiz Fernando “Pezão”. O terminal servirá inicialmente para distribuir, na região metropolitana do Rio, aço e cimento originários da CSN e das fábricas da Cimento Tupi, em Minas Gerais. Os produtos chegarão pelos trens da MRS e serão entregues ao destino final de caminhão. A Cimento Tupi já tem uma área no novo terminal. “Nós vamos agir como um administrador de condomínio”, disse o presidente da MRS, admitindo que o terminal está aberto a parcerias.
Outra vocação do terminal será estocar e embarcar contêineres, objetivo várias vezes sonhado, mas nunca alcançado no ramal de São Paulo da MRS. Esta é a linha menos frequentada da operadora, hoje ocupada a menos da metade da sua capacidade, segundo o Relatório de Rede da ANTT. A carga principal continua sendo minério de ferro para a Cosipa/Usiminas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A área do empreendimento é de 700 mil metros quadrados, às margens da ferrovia, a dois km da rodovia Presidente Dutra e a 2 km do Arco Metropolitano, um rodoanel fluminense que começa em Itaboraí e termina em Itaguaí, cortando boa parte da Baixada Fluminense. A área foi adquirida em sociedade pela MTO, Tupi e MRS. Fundamental para a tomada de decisão foi a garantia, feita pelo governador Sergio Cabral, de que o estado viabilizará uma alça de acesso ligando o terminal ao Arco Metropolitano.
Seja o primeiro a comentar