A EMTU/SP anunciou na semana passada o vencedor da licitação para execução de obras do primeiro trecho do VLT, ligando Barreiros, em São Vicente, até a Estação de Transferência Conselheiro Nébias, em Santos. O vencedor da concorrência, da qual participaram cinco consórcios, foi o Expresso VLT Baixada Santista, consórcio formado pelas empresas Construtora Queiroz Galvão S.A. e Trail Infraestrutura Ltda. A proposta ganhadora foi de R$ 313.505.850,90.
As obras tem previsão de início em maio deste ano e conclusão em junho de 2014. No trecho, que terá 9,5 quilômetros, serão construídas 14 estações além do Terminal Barreiros e a Estação de Transferência Conselheiro Nébias. Estão previstas também obras para a passagem do VLT, como uma travessia sob a rodovia dos Imigrantes, o viaduto Antônio Emmerick e a ampliação do túnel no bairro do José Menino, em Santos.
O segundo trecho Porto – Conselheiro Nébias – Valongo ainda está em fase de licenciamento ambiental e as obras estão previstas para serem iniciadas em julho deste ano, com conclusão prevista para julho de 2014.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O cronograma apresentado pela EMTU/SP prevê que o primeiro VLT deverá ser entregue em junho de 2014. A previsão é de que a entrega de todos os veículos esteja concluída até maio de 2015.
Seja o primeiro a comentar