O Governo do Estado assinou o decreto nº 59.234 que declara de utilidade pública uma área de 71,7 mil m², na região de Varginha, para a implantação da extensão da Linha 9-Esmeralda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Atualmente, a linha atende de Osasco até Grajaú, transportando a média diária de 570 mil usuários (dia útil). Com investimentos de cerca de R$ 400 milhões, o novo trecho atenderá aproximadamente 111 mil novos usuários.
A área a ser desapropriada é necessária para a implantação de duas novas estações – Mendes e Varginha – e seus acessos, com as adequações no viário que se fizerem necessárias. Também será construído, pela prefeitura de São Paulo, um novo terminal de ônibus integrado à estação Varginha. O terminal atual permanecerá no mesmo local.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Paralelamente, a CPTM continua trabalhando no processo de pré-qualificação das empresas que participarão da licitação para implantação dessa obra. A meta é iniciar as obras no começo do segundo semestre deste ano e concluir a implantação do novo trecho no fim de 2014.
Seja o primeiro a comentar