Cinco consórcios concorrem à licitação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza – Cetenco – Acciona, Construcap Copasa, Mendes Júnior – Soares da Costa – Isolux, Metrofor e Mobilidade Urbana, confirmando a previsão informada ontem pelo Diário do Nordeste. Durante o processo, iniciado ontem na Procuradoria Geral do Estado (PGE), o secretário de Infraestrutura, Adail Fontenele, disse que a ideia é entregar, até o fim de 2014, as estações do Centro e Papicu. É um trajeto que tem uma grande demanda. É uma meta a ser atingida, e isso é tecnicamente possível, analisa o secretário.
As 13 empresas que participam da licitação apresentaram à Comissão Central de Concorrências os documentos de habilitação e as propostas de preço por valor não superior a R$ 2,5 milhões. Agora, a comissão iniciará a análise das documentação, abrindo, em seguida, prazo para recursos. Depois dessa fase, será marcada a data de abertura das propostas.
A licitação da Linha Leste é histórica e diferenciada. Estamos tendo um cuidado muito especial com as obras do metrô, por ser um projeto de grande responsabilidade. Daqui a seis ou sete anos, teremos um belo sistema metroviário, prevê Adail Fontenele.
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A Linha Leste terá 12,4 quilômetros de extensão e ligará o Centro ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Edson Queiroz. Ao todo, serão 12 estações: Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, Centro de Eventos e Edson Queiroz.
Integração
O equipamento será operado com trens elétricos que devem transportar cerca de 400 mil pessoas diariamente. Se integrará às linhas Sul (em fase de conclusão), Oeste, ao ramal Parangaba-Mucuripe (em obras) e aos terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá, em boa parte, o trajeto da Avenida Santos Dumont.
A Linha Leste integra o programa Mobilidade Grandes Cidades, do governo federal, que garantiu recursos da ordem de R$ 2 bilhões ao projeto, sendo R$ 1 bilhão financiado pela Caixa Econômica Federal.
Recursos
O governo estadual entra com pouco mais de R$ 1 bilhão de contrapartida, recurso que será utilizado para a Parceria Público Privada, que vai contemplar todo o material rodante, sistemas e a operação dos quatro metrôs de Fortaleza.
Os recursos estaduais também serão destinados a projetos, administração de obra, desapropriações ao longo do percurso e remoção de interferência.
Tuneladoras
As duas primeiras tuneladoras (de um total de quatro) para a construção dos túneis da Linha Leste já estão prontas, com os testes de fábrica previstos para o período de 27 de maio a 14 de junho. Os equipamentos devem chegar ao Porto do Pecém no fim de julho. As máquinas custaram R$ 128,2 milhões.
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