Os motoristas que trafegam pela Avenida da FEB, uma das principais de Várzea Grande, região metropolitana, e que dá acesso a Cuiabá, devem redobrar a atenção por conta de novas rotas de desvios em trechos da pista, devido às obras de mobilidade urbana. A partir desta segunda-feira (27), próximo ao Km Zero, será realizado o cravamento de estacas da trincheira que está em construção na avenida para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o desvio será usado pelos condutores que seguem no sentido Cuiabá – Várzea Grande, que deverão percorrer pela pista contrária (hoje interditada), em trecho de aproximadamente 100 metros. E seguir mais à frente para ter acesso à Avenida Ulisses Pompeu de Campos. A mudança no tráfego terá duração de três dias, voltando ao normal na quinta-feira (30). Agentes da Guarda Municipal de Várzea Grande devem auxiliar na orientação aos motoristas.
Domingo
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Já neste domingo, os motoristas enfrentam nova rota de desvio na Avenida Dom Orlando Chaves, que dá acesso à entrada do bairro Cristo Rei, para a edificação da última linha de tubulões do viaduto, atividade que conclui a fase de infraestrutura do elevado, está prevista para iniciar na próxima semana. Além de sinalização horizontal e vertical, foram implantados semáforos para garantir a fluidez do tráfego nesse trecho.
A circulação de veículos na Avenida da FEB, para quem utiliza a Ponte Júlio Müller como via de acesso – entre Cuiabá e Várzea Grande ou no caminho inverso – continua como o habitual. Já para quem trafega pela Avenida Miguel Sutil em direção à Avenida da FEB, através da Ponte Nova, a atenção deve ser redobrada.
Após atravessar a ponte, o motorista deverá virar à direita e seguir pela Rua do Lambari até avistar a Avenida Gonçalo Botelho de Campos, onde deverá fazer o contorno à esquerda para retomar o acesso à Avenida da FEB. O motorista que percorre a FEB (sentido Várzea Grande – Cuiabá) e deseja seguir em direção à Perimetral, pela Ponte Nova, deverá fazer a conversão à esquerda na rotatória, localizada no cruzamento com a Rua Vereador Abelardo de Azevedo, para retomar o acesso à Avenida da FEB, agora, no sentido Cuiabá – Várzea Grande.
Em seguida, deverá adentrar à direita na Rua Sarita Baracat seguindo por esta via até avistar a Rua do Lambari, onde deverá virar à esquerda outra vez e, na sequência, à direita para seguir rumo à Avenida Miguel Sutil.
Viaduto
Além da nova frente de trabalho, estão em andamento as obras de drenagem e a execução de pilares. O próximo passo compreende o lançamento de vigas e serviços de terra armada. Metade das vigas já foi confeccionada e aguarda o avanço dos trabalhos para serem lançadas entre os eixos do viaduto.
“A fase inicial do elevado [infraestrutura] está chegando ao fim. A partir de agora a obra ganhará em agilidade e visualmente começará a assumir contornos de viaduto”, disse o secretário de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander.
Com 153 metros de extensão a obra do viaduto da Dom Orlando Chaves/FEB inclui ainda a recuperação da via no entroncamento da Rodovia Mário Andreazza (MT-444) até a entrada do Bairro Cristo Rei, totalizando 2,9 Km de extensão.
Orçada em R$ 16,7 milhões, o prazo para conclusão do empreendimento é dezembro deste ano. Dentro do pacote de Travessia Urbana estão em andamento também a construção das trincheiras Jurumirim/Trabalhadores, Santa Rosa e Verdão, o viaduto do Despraiado e o Complexo Viário do Tijucal.
Seja o primeiro a comentar