ALL avalia aumento de capital para investir em melhoras

A América Latina Logística (ALL) avalia fazer um aumento de capital para poder investir na melhoria de seus ativos e na malha ferroviária, apurou o Valor. Essa operação está em discussão e deverá ocorrer após a conclusão das negociações da entrada da Cosan no bloco de controle da companhia férrea, que ainda não tem prazo para ser concluída.


No mercado, há indicações de que a companhia tem necessidade de levantar entre R$ 3 bilhões e R$ 3,5 bilhões para fazer os investimentos que melhorem a eficiência da companhia.
“O aumento de capital é uma condição ‘sine qua non’ [essencial]”, disse uma fonte, reforçando que a empresa precisa de pesados investimentos em infraestrutura para ganhar eficiência.


Em fevereiro de 2012, o grupo de infraestrutura e energia Cosan fez uma oferta de R$ 896 milhões para comprar ações dos acionistas Riccardo Arduini, conselheiro da companhia, de sua esposa Julia Dora Koranyi Arduini, e da GMI (Global Market Investiments), representando Wilson de Lara. Se aprovada a operação, a Cosan se tornará a maior acionista individual do grupo de controle, com 49,1%, e 5,6% do capital total. A transação depende ainda da aprovação dos demais sócios do bloco de controle: entre eles o BNDESPar, braço de participações do BNDES, Previ, Funcef e BRZ ALL.


O Valor apurou que o BNDES assumiu a condução das conversações para que o acordo entre as duas empresas seja fechado rapidamente. No entanto, não há sinalização de uma data para a finalização do negócio e nem garantias de um acordo.


Procurada, a Cosan nega que o grupo esteja em avaliando a operação. A ALL também nega que haja plano de aumento de capital.


A ALL vive, neste momento, um período de “inferno astral”. No início do mês, a companhia anunciou a troca de comando. Eduardo Pelleissone deixou a presidência da empresa para compor a diretoria-executiva da Heinz, fabricante americana de alimentos recentemente adquirida pelo fundo 3G e pela Berkshire Hathaway, que passou a ser presidida por Bernardo Hees, também ex-presidente da ALL. Em seu lugar, assumiu Alexandre Santoro, que está à frente da Vetria Mineração, companhia formada em parceria entre a ALL, Triunfo e Vetorial.


Por enquanto, o executivo vai acumular as duas funções. Na mesma semana, a companhia teve seus ativos cassados pelo governo da Argentina.


Fontes do mercado afirmaram ao Valor que a entrada da Cosan no bloco de controle daria um choque de gestão à companhia ferroviária, que tem sua estrutura engessada. O grupo tem todo o interesse em entrar no bloco de controle da companhia, como parte da estratégia para focar seus negócios em infraestrutura.


No ano passado, a concessionária, operadora de mais de 12 mil quilômetros de ferrovias no Brasil, teve receita líquida de R$ 3,56 bilhões, com lucro de R$ 237 milhões. Oriunda da privatização da Rede Ferroviária Federal, a ALL tem operações no Brasil e na Argentina, e acesso aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Fontes afirmaram que a companhia nos últimos anos teve seu foco voltado para resultados imediatos, o que tem comprometido os investimentos em manutenção da malha e reposição de material rodante. Ao adquirir a Brasil Ferrovias (antigas Fepasa e Ferroban e Ferronorte), a empresa herdou grande parte dos ativos considerada degradada.


 ALL e outras empresas do segmento ferroviário esperam ainda por maior esclarecimento sobre as novas regras do setor. “Há dúvidas sobre a implementação nas companhias que já possuem concessão. Pelas novas regras, a ALL teria que se dividir em duas empresas – uma para as vias em manutenção e outra para operar” disse um fonte.


Ontem, as ações da ALL encerraram o dia cotadas a R$ 10, alta de 0,4%. No mês, os papéis registram queda de 6,1%, A valorização no ano atinge 21,3% e, nos últimos 12 meses, elevação de 13,5%, de acordo com Valor Data.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*