A ALL – América Latina Logística – vai iniciar um Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental – EVTEA para verificar a possibilidade da construção do contorno ferroviário na cidade de Lençóis Paulista. Representantes da ALL e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT)estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, dia 3 de junho, juntamente com o Deputado Federal Milton Monti, o presidente da Câmara Humberto José Pita, a prefeita Bel Lorenzetti e diretores para anunciar o estudo.
O EVTA realizado pela ALL, que deve ser concluído em 120 dias, analisa a capacidade da ferrovia nos municípios, o melhor traçado, a segurança, instalação de passagens de nível, entre outros aspectos técnicos. O trabalho também considera aspectos de engenharia, socioeconômicos e ambientais que serão necessários para a execução do projeto. O custo inicial do estudo é de R$ 500 mil.
O contorno ferroviário é uma obra de infraestrutura pública que deve ser pleiteada pelas prefeituras junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). As obras são executadas com recursos do governo federal e a ALL – concessionária responsável pelo serviço de transporte de cargas – realiza uma consultoria técnica no projeto para assegurar a segurança e a produtividade da operação ferroviária. O contorno ferroviário oferece uma série de benefícios, com a circulação fora do trecho urbano, é possível reduzir problemas como barulho das buzinas e interrupção do tráfego de veículos em passagem de nível.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A realização do estudo é resultado da parceria entre a ALL, Triunfo e Vetorial – a Vetria Mineração – que irá atuar na extração, transporte e comercialização de minério de ferro de Corumbá (MS) via terminal portuário próprio em Santos (SP).
Vetria Mineração
Por meio da associação entre Vetorial, Triunfo e ALL, será criada uma nova solução logística, formando um corredor ferroviário eficiente entre os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, com um investimento de R$ 7,6 bilhões. Isso representa um aumento na capacidade da ferrovia para o transporte de cargas de três para 35 milhões de toneladas por ano, transformando este trecho ferroviário em um dos mais modernos do Brasil.
Seja o primeiro a comentar