A Alstom lançou no Congresso Mundial da UITP (União Internacional de Transporte Público) e na Exposição de Mobilidade e Transporte Urbano duas inovações: Axonis, um sistema de metrô, e Urbalis Fluence, uma solução de sinalização. Axonis é um sistema de metrô não proprietário, capaz de transportar até 45.000 passageiros por hora e por sentido de circulação, que está disponível em um tempo recorde e que foi projetado para circular em viadutos, mas também pode circular no nível do solo e por rotas subterrâneas. Urbalis Fluence é a primeira solução de sinalização urbana que está centrada no trem e na comunicação trem-trem, sendo uma solução que permite reduzir o intervalo entre trens sucessivos a apenas um minuto.
“A inovação está no coração de nossa estratégia. Continuamos focados em nos diferenciarmos pelo emprego das tecnologias mais avançadas e por nossos sólidos conhecimentos especializados”, comentou Henri Poupart-Lafarge, Presidente da Alstom Transport. “Com essas novas soluções, fortaleceremos ainda mais nossa cooperação com as cidades para ajudá-las a resolver os desafios que enfrentam hoje em dia: congestionamento, saturação, alta contaminação e orçamentos apertados”.
Axonis
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Axonis é um sistema de metrô elevado capaz de transportar de 15 a 45.000 passageiros por hora por sentido de circulação e que se move principalmente sobre viadutos, mas também pode circular ao nível do solo e por túneis. Trata-se de um sistema não proprietário, que permite às cidades aumentar suas frotas e desenvolver extensões de linhas através de processos de licitação com concurso de ofertas. Axonis se encaixa de forma natural na paisagem urbana, graças a um viaduto estreito que segue as curvas da rua (curva de 45 m de raio) permitindo instalar debaixo de vegetação, próximo a comércio, etc.
O viaduto, projetado em associação com uma filial da Bouygues (VSL), utiliza vigas em caixas pré-moldadas de concreto para maior simplicidade tecnológica, permitindo que possa ser construído por um grande número de empresas de obras públicas de todo o mundo. Para limitar as perturbações ocasionadas pela construção, a superestrutura do viaduto é formada por vigas de concreto, que são fabricadas fora do local. Uma vez que o viaduto é elevado, as vias ferroviárias de concreto utilizam o sistema Appitrack – um método de construção rápida da Alstom para VLTs e trilhos de metrô que estabelece 150 metros de trilho por dia, em comparação com os 20-50 metros que se conseguem com tecnologia tradicional.
Os trens são do modelo Metropolis e compreendem de dois a cinco carros que podem circular a uma velocidade de até 80 km/hora, em elevações que podem chegar a 6%. Com mais de 70 anos de experiência, a Alstom vendeu 4.000 trens Metropolis em mais de 40 cidades distribuídas em todo o mundo. Para permitir uma evacuação segura e rápida, este metrô abre em ambas as extremidades para permitir que os passageiros caminhem a pé para a próxima plataforma. O consumo de energia é limitado, já que está equipado com rodas de aço, bogies 100% motorizados e HESOP, uma tecnologia que permite reutilizar em sua totalidade a energia cinética gerada pelo trem nas fases de frenagem. Portanto, a combinação destes três elementos reduz a energia de tração necessária em até 40% em comparação com os trens de metrô que circulam sobre rodas de borracha. Se trata de um metrô sem maquinista, equipado com a solução CBTC mais recente de Alstom, Urbalis Fluence, que assegura uma fluidez máxima com intervalos mínimos entre trens sucessivos.
O Axonis é projetado para cidades com uma elevada densidade populacional e que ainda não estejam equipadas com sistemas de metrô ou que procuram ampliar sua rede atual. Também é ideal para cidades com zonas subterrâneas protegidas, por terem sido declaradas Locais de Patrimônio Mundial pela UNESCO ou zonas que sejam de difícil acesso. Finalmente, podem satisfazer as necessidades das cidades que buscam conseguir sistemas de metrô mais rápidos a um custo menor.
O sistema estará disponível no mercado até o final de 2013.
Urbalis Fluence
Urbalis Fluence, a nova solução de sinalização da Alstom, foi escolhida pela Comunidade Urbana de Lille Metrópole, na França, para a Linha 1, com sua entrega prevista para 2015.
Urbalis Fluence é o primeiro sistema CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicações) focado no veículo. Pela primeira vez, a maioria das funções de encaminhamento e bloqueio se incorporam de forma eficiente no próprio trem. Esta arquitetura otimizada reduz o equipamento para 20% e elimina a necessidade de divisão tradicional em subsistemas separados de controle de trem automático e de bloqueio. Além disso, Urbalis Fluence supõe uma inovação enquanto utiliza a comunicação direta trem-trem. O trem registra apenas os recursos de trilho que ele necessita para otimizar a fluidez do tráfego e para se comunicar com outro trem muito mais rapidamente, com o resultado de que os intervalos entre trens sucessivos são reduzidos de três minutos para apena um minuto.
Ao reduzir os intervalos, Urbalis Fluence aumenta a capacidade de transporte e diminui a saturação. Com mais trens, a lotação é menos frequente; os períodos de espera nas estações e os tempos de deslocamentos são menores e a viagem se torna muito mais agradável para os passageiros. Além disso, a nova solução oferece uma maior disponibilidade operacional (24 horas/ 7 dias de operação) com uma extrema flexibilidade dos movimentos dos trens. Portanto, no caso de incidentes, como fechamento das estações ou falha em um ponto, a solução permite mover os trens para voltar para a estação anterior ou ignorar o ponto em que a falha foi produzida. Os passageiros já não ficam bloqueados entre as estações. Adicionalmente, Urbalis otimiza a operação dos trens, já que permite planejar sua velocidade de acordo com cada situação durante o dia, permitindo economizar 30% de energia. Em termos de segurança, a nova solução satisfaz os mais altos padrões de garantia recomendados pelas autoridades oficiais.
O sistema pode ser instalado em linhas de metrô padrão ou elevadas, em sistemas de VLT e em sistemas automatizados de trânsito leve. Urbalis Fluence oferece o desempenho necessário para os casos de número elevado de usuários que superam 1 milhão de passageiros por dia, assim como para os casos com um número de usuários mais baixo, de 10.000 passageiros por dia. Ele se aplica a operações ferroviárias manuais e automáticas, e serve igualmente para linhas novas e para outras mais antigas. Para a implementação do sistema é necessário menos de 24 meses.
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