Obras metroferroviárias não ficam prontas até a Copa

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) informou nesta terça-feira (4), em Brasília, que nenhuma das cinco obras de mobilidade sobre trilhos previstas para a Copa do Mundo de 2014 deve ficar pronta para o torneio. Três delas – veículo leve sobre trilhos de Brasília e os monotrilhos de São Paulo e de Manaus – já haviam sido retiradas da matriz de responsabilidade do governo por causa dos atrasos.


A ANPTrilhos representa empresas públicas e privadas que fazem transporte de passageiros sobre trilhos, como os metrôs de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).


A entidade informou que o VLT de Cuiabá enfrenta problemas com o Ministério Público e a Justiça Federal e também não deve ficar pronto a tempo do evento. O quinto projeto, o VLT de Fortaleza, tem problemas relacionados à desapropriação de áreas para a passagem da via.


Os cinco projetos eram considerados prioritários entre 22 obras de ampliação, modernização e ampliação do setor, e estavam estimados em mais de R$ 11 bilhões em investimento. A entidade afirma que, embora tenham tido orçamento destinado especificamente para serem concluídos para a Copa de 2014, o balanço da implantação das obras é “desalentador”.


O presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, disse que a falta dos cinco projetos vai dificultar o transporte de passageiros em grandes eventos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, mas afirmou não acreditar que o país vá “passar vergonha”.


“É tudo comparável com o tamanho da cidade. Cidades maiores já estão estruturadas e não vão ter tantos problemas. O risco é para algumas dessas sedes, que não têm nenhuma estrutura, que não fique pronta a tempo, mas o risco é menor”, disse. “As cidades vão estar preparadas, os sistemas vão estar preparados. Os sistemas sobre trilhos são capazes de absorver, com outros sistemas da cidade, e de atender corretamente esses eventos.”


A ANPTrilhos informou que cerca de 9 milhões de passageiros usam o transporte sobre trilhos diariamente, entre eles metrôs, monotrilhos, trens regionais e VLT. Apesar de ter crescido 8% em 2012 em relação a 2011 e transportado 2,6 bilhões de passageiros, a rede cresceu apenas 3,2% em 2012.


De acordo com a entidade, a participação do segmento na matriz de transporte urbano no país é de apenas 3,8% e os investimentos feitos pelo governo federal não correspondem à necessidade de expandir o sistema, que está presente em menos de 45% do país e tem 1,028 quilômetros de extensão.


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Fonte: G1 DF

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