Uma pesquisa de caráter multidisciplinar no âmbito da Engenharia Ambiental, intitulada de “Estudo do impacto sonoro nos corredores estruturais de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos”, está sendo desenvolvida pelas professoras Adriana Eloá Amorim e Luciane Durante, lotadas nos Departamentos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet) da UFMT.
O objetivo do trabalho é avaliar os níveis sonoros de ruído ambiental através da elaboração do mapeamento acústico na região de implantação do novo sistema modal de transporte urbano – o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). “Estamos na fase de estudo preliminar para seleção dos pontos de coleta de dados, visto que a literatura é vasta e que as obras de infraestrutura do novo sistema modal já estão sendo executadas”, afirma a professora Adriana Eloá, coordenadora do projeto. Esta pesquisa, em andamento desde novembro de 2012, que também contará com a participação de alunos bolsistas de iniciação científica, terá auxílio financeiro da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), conforme processo aprovado em agosto de 2012 e publicado no Diário oficial do Estado de D.O.E n.º 25863, de 09/08/2012, p.49.
“Os resultados obtidos serão úteis para a cidade de Cuiabá, por existirem poucos estudos sobre o ruído urbano no Município, podendo este nortear ações efetivas para impedir o crescimento desse efeito no meio ambiente, além de apresentar subsídios para estudos de urbanismo e implantação de futuros empreendimentos na cidade”, complementa a professora Luciane Durante.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
As pesquisadoras
A professora Adriana Eloá é graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Engenharia Civil e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Mato Grosso e mestre em Engenharia Civil, na área de Concentração em Arquitetura e Construção, pela Universidade Estadual de Campinas (Unesp). Tem experiência na área de Perícias Judiciais, Construção Civil e Conforto Ambiental, com ênfase em Acústica, atuando principalmente nos seguintes temas: perícias, patologia das edificações, materiais de construção; conforto ambiental; metodologia do projeto; qualidade e produtividade de obra e segurança do trabalho.
Luciane Durante é engenheira civil, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, mestre em Educação, na linha Educação e Meio Ambiente, pelo Instituto de Educação e doutora em Física Ambiental, linha Conforto Ambiental, pela Universidade Federal de Mato Grosso. É coordenadora do Laboratório de Conforto Ambiental do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Arquitetura Ambiental (GPTAA). Contribui como diretora Administrativa na Associação Matogrossense de Engenheiro de Segurança do Trabalho (Amaest) e é bolsista do CNPq, na modalidade EXP (extensão no país), na orientação dos Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae-MT. Possui interesse pela área de sustentabilidade e meio ambiente, atuando principalmente temas conforto ambiental, eficiência energética, higiene e segurança do trabalho, adequação ambiental, gerência de riscos e clima urbano.
Seja o primeiro a comentar