A RFI (Rede Ferroviaria Italiana, em português) planeja instalar portais de inspeção em cerca de 100 localizações chave de sua malha, incluindo fronteiras e entradas de túneis. Cada portal fará um escaneamento térmico no trem que o atravessar. Serão utilizando sensores fotovoltaicos que farão uma checagem. Nesse momento, os portais captarão cerca de 3.000 perfis/seg com 2.000 pontos por perfil para obter uma imagem 3D do trem.
Se localizado em via dupla, o portal será capaz de digitalizar dois trens que viajam em direções opostas, ao mesmo tempo.
Os portais foram projetados para cumprir todas as regras de segurança SIL4, e serão vinculados ao sistema de sinalização. Isso vai permitir que os trens sejam parados imediatamente caso alguma infração seja detectada ou algum limite de temperatura excedido.
Inicialmente, a RFI abriu propostas para sete portais, com a empresa, também italiana, Mermec obtendo contratos para cinco deles. A MerMec oferece soluções de diagnóstico ferroviário para diversas empresas em todo o mundo, como a espanhola CAF e a francesa Alstom, bastante conhecidas no Brasil.
Seja o primeiro a comentar