Nesta segunda-feira (5), a Valec lançou a nova licitação para compra de trilhos que serão utilizados na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) na Bahia. O tipo de licitação será por menor preço global por lote.
São 147 mil toneladas de trilhos para os trechos entre Ilhéus, no litoral, e Barreiras, no extremo oeste baiano. O dia 18 de setembro deverá ser a data de abertura do pregão e quando vai acontecer a abertura dos envelopes na sede da empresa, em Brasília.
Dividida em cinco lotes que compreendem 1.100 quilômetros de todo o traçado da ferrovia (1.527 quilômetros), a licitação tem valor total de R$ 559 milhões. “Com este edital, a ferrovia afasta mais um ponto crítico e garante o avanço das obras, de acordo com o cronograma[…] atraindo, assim, o potencial de desenvolvimento em várias cadeias da produção baiana”, disse o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, responsável pelo monitoramento da Fiol por parte do governo da Bahia.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A divisão da nova licitação em lotes vai ampliar a concorrência, segundo o coordenador de acompanhamento de políticas de infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuente, “garantindo maior competição internacional e êxito no processo licitatório”. No mês passado, dois lotes da Fiol foram liberados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A concessão de licença de instalação contemplou a construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco e o trecho entre Caetité a Bom Jesus da Lapa.
Leia também:
FIOL: Obras de Caetité a ilhéus estão a todo vapor
Seja o primeiro a comentar