Os atos de vandalismo registrados durante o protesto no Centro do Recife na noite de quarta (21) também atingiram veículos do transporte público. Pelo menos 30 coletivos foram depredados e um incendiado. Sete composições do metrô do Recife também foram atacadas, informou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) nesta quinta (22). No entanto, a CBTU não soube informar se há relação entre a manifestação e o ataque ao metrô, que ocorreram no mesmo horário.
Os ataques ao metrô aconteceram por volta das 18h, entre as estações Recife e Joana Bezerra, e deixaram dois passageiros feridos após serem atingidos por pedradas e estilhaços de vidro, segundo a CBTU. Eles receberam atendimento no local. Ao todo, sete trens tiveram dois basculantes, 12 janelas e quatro portas danificados. Os custos, entre prejuízos materiais e pagamento de funcionários, totalizaram cerca de R$ 20 mil.
Os veículos precisaram ser retirados de circulação para passar por manutenção e deixaram de transportar mais de 10 mil passageiros, que enfrentaram um dia de sufoco, utilizando os trens que ainda estavam funcionando normalmente. De acordo com o assessor de comunicação do metrô, Salvino Gomes, a medida é para garantir a segurança dos passageiros. “Por normas de segurança, não circulamos com trens com janelas e vidros quebrados ou trincados. Acaba prejudicando, na verdade, a população que utiliza o metrô diariamente”, disse.
Ônibus
Já o Grande Recife Consórcio de Transportes informou que, até agora, 31 coletivos foram alvo de vândalos. No entanto, o prejuízo total ainda não foi contabilizado, já que apenas sete das 18 empresas consultadas repassaram o número de veículos danificados. Durante o protesto, um grupo incendiou um ônibus na Rua do Hospício, no Centro, que ficou completamente destruído.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) do Recife ainda não concluiu o levantamento do número de lixeiras destruídas.
Clique no link e assista a reportagem:
RF – Leia a nota da CBTU sobre o ocorrido:
Nota de esclarecimento: depredação no Metrô durante os protestos
Nesta quarta-feira (21), o Metrô do Recife foi atingido por atos de vandalismo durante os protestos. Os ataques aconteceram por volta das 18h, entre as estações Recife e Joana Bezerra, e deixaram dois passageiros feridos. Ao todo, sete trens tiveram seus basculantes (2), janelas (12) e portas (4) danificados e, consequentemente, foram retirados de circulação, o que resultou em 19 viagens a menos e cerca de 19 mil usuários prejudicados no retorno para casa (uma vez que cerca de mil passageiros são transportados em cada viagem). Os custos, entre prejuízos materiais e pagamento de funcionários, totalizaram cerca de R$20 mil. Os trens danificados foram reparados e, hoje, o sistema já se encontra normalizado.
Seja o primeiro a comentar