Londres retoma licitações para duas ferrovias

A primeira grande concorrência para concessões ferroviárias desde a malograda licitação ferroviária da linha principal de West Coast foi aberta na semana passada. Com a iniciativa, o governo britânico busca interessados em operar duas concessões de transporte urbano em Londres.


As apresentações de propostas para explorar a Thameslink e a Essex Thameside, de menor porte, deverão atrair o interesse das operadoras, após o intervalo que se seguiu ao cancelamento da disputa pela exploração da linha principal de West Coast, no ano passado.


As consequências do episódio foram o cancelamento, pelo governo, de três outras licitações em curso na época, entre as quais as duas retomadas agora.
Como parte das mudanças, pelo governo, do processo de concessões, a exploração de Thameslink será concedida sob a forma de um contrato de gestão de sete anos no qual o governo arca com todo o risco sobre a venda e a operadora recebe uma tarifa fixa.


A alteração é uma das mudanças que visam eliminar o risco de algumas das concessões para as quais estão planejadas obras de engenharia tendentes a tumultuar os deslocamentos na cidade, causando problemas para as operadoras projetarem a demanda e o crescimento da receita. A partir de julho de 2015 os autores da proposta vencedora vão assumir a operação da concessão do Sul.


Prevê-se que os quatro grupos de transporte – Go-Ahead, Firstgroup, National Express e Stagecoach – disputarão pelo menos uma das concessões, mas enfrentarão concorrência de participantes externos, como a MTR, com ações negociadas em Hong Kong, e a Abelio, uma subsidiária da ferrovia estatal holandesa Nederlandse Spoorwegen.


O governo deverá anunciar os vencedores da licitação em maio do ano que vem. Os dois contratos terão início em setembro de 2014.


Prevê-se também que o governo britânico dará início no mês que vem à privatização da linha principal de East Coast, operada pelo governo desde 2009. A disputa pela East Coast será a última concessão antes das eleições de 2015.


“As concessões ferroviárias trazem benefícios sobre as ferrovias e o departamento trabalhou arduamente para criar seu novo cronograma de concessões”, afirmou o ministro do Transporte Ferroviário, Simon Burns.

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Fonte: Financial Times

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