Especialistas da Comissão de Estudo Especial de Acústica e da Comissão de Desempenho Acústico de Edificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) passaram dois dias reunidos em Brasília (DF), na semana passada, debatendo a revisão das normas ABNT NBR 10151 e NBR 10152. Estas normas são de aplicação obrigatória por força da Resolução CONAMA 01/90 e da NR-17 do MTE e se aplicam a empreendimentos de qualquer natureza. O encontro foi realizado no prédio da CNT a convite da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
De acordo com o coordenador das Comissões, engenheiro Krisdany Cavalcante, a versão da ABNT NBR 10151 em vigor não prevê uma metodologia diferenciada para sistemas de transporte. “Estamos revisando esta norma e propondo a adoção de métodos específicos para medição e avaliação sonora de sistemas de transporte. Isso significa que também estabeleceremos o método mais adequado para análise de ruídos produzidos por sistemas ferroviários”, destacou Cavalcante.
Para o representante da ANTF nos trabalhos da ABNT, Mário Barcellos , a vantagem da revisão é que ela vai corrigir a norma que atualmente é utilizada indevidamente para o sistema de transporte. “Agora, teremos a oportunidade de especificar as regras para medição de ruídos dos transportes e, especificamente das ferrovias”, destacou Barcellos. Este é um importante avanço para normalização do assunto à realidade do sistema de transporte, em especial as ferrovias brasileiras.
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