Passageiros do Rio serão ressarcidos quando trens pararem

Até o final de setembro, a SuperVia deve apresentar um plano para ressarcir os passageiros quando houver a paralisação de trens. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, que também apresentou medidas para reduzir os problemas enfrentados pelos cerca de 600 mil usuários de trens do Rio. Somente em uma semana, oito trens foram destruídos após problemas na via férrea.


O ressarcimento deve ser implantado até o final de outubro e, segundo o secretário, poderia ser em forma de dinheiro ou por meio de um bilhete integrado, dando o usuário a possibilidade de utilizar outro meio de transporte, se preferir, para que o passageiro tenha outra opção de transporte para chegar ao seu destino.


– Munido deste recurso, ele poderá encontrar um outro modo de transporte para o seu deslocamento – disse Lopes. Há possibilidade da SuperVia apresentar um documento com um pedido de desculpa para que o usuário possa apresentar na sua empresa em razão do atraso. Atualmente, o ressarcimento em caso de problemas nas viagens não concluídas é feito com um novo bilhete da própria SuperVia.


De acordo com o secretário, um novo sistema de alimentação de energia, além de nova sinalização, será instalado para solucionar a falta de comunicação para os usuários que ficam presos dentro dos trens ou nas plataformas quando ocorre as paralisações do transporte.


– Até o final de setembro, a nova sinalização vai estar implantada e possibilitará uma redução de intervalo entre as viagens e o novo sistema de alimentação da rede vai reduzir as quedas de energia – explicou o secretário, acrescentando que além das deficiências comuns do sistema há um grande número de problemas “não naturais”, como danos à fiação da rede aérea e colocação de pedras na via permanente.


Lopes destacou que em seis anos, o sistema ferroviário ganhou 85 trens com ar-condicionado e a frota aumento de 150 para 168, sendo que até o fim de 2014 serão 210 novos trens. Cerca de 50 serão substituídos, enquanto outros serão reformados para atender linhas com menor demanda de passageiros.


– Esperamos que o usuário da SuperVia já tenha um novo serviço já a partir do ano que vem. Não será um estalar de dedos nem uma mágica, é um processo de melhora contínua. Sistemas complexos como o ferroviário precisam ser construídos como um todo, com o governo, estado, sociedade. Mas é importante frisar que quando ocorre vandalismo, o prejuízo direto é o usuário – concluiu o secretário de Transportes.


Sistema de comando e controle integrado


O grande salto de qualidade para a melhoria do transporte ferroviário será a criação de um sistema de comando e controle integrado entre todos os meios de transporte. Segundo Lopes, será o mais moderno da América do Sul e vai permitir não só o monitoramento de trens, barcas, ônibus, metrô e BRT, mas também um planejamento muito mais rápido para a busca de soluções para os usuários em caso de problemas em algum tipo de transporte.


– O Estado está em contato com a prefeitura e o Banco Mundial. Vamos fazer uma grande licitação na casa dos US$ 30 milhões para contratar as melhores empresas do mundo. Esse grande sistema de monitoramento vai interligar os centros de comando e controle de todos os transportes, que integre todos os modos de transporte. Ele vai permitir que o usuário tenha no seu smartphone, na internet, todo o controle e monitoramento dos transportes, assim como informações nas plataformas de trens, metrô e barcas e pontos de ônibus.

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