Concessões ferroviárias serão licitadas pela menor tarifa

As empresas que apresentarem as propostas econômicas de menor valor levarão as concessões ferroviárias previstas na resolução 16/2013 do Conselho Nacional de Desestatização (CND). Esse será o critério de escolha dos concessionários, segundo o texto, publicado no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira.


As propostas econômicas deverão obedecer a um teto a ser estabelecido em edital e serão compostas pela Tarifa Básica de Disponibilidade da Capacidade Operacional e pela Tarifa Básica de Fruição.


Poderão entrar na disputa empresas nacionais e estrangeiras, isoladamente ou em consórcio. A resolução permite que participem da licitação inclusive instituições financeiras, entidades de previdência complementar e fundos de investimento.


As duas licitações previstas, que envolvem no total 3.260 quilômetros de trechos de três ferrovias, ocorrerão em sessão pública na BM&FBovespa, por envelope fechado, sem repique.


Para que ambos os processos licitatórios sejam menos demorados, o governo optou pela inversão de fases, deixando para depois da definição de cada vencedor o exame dos documentos de habilitação. Assim, não se perde tempo analisando documentos de empresas que não serão contratadas.


Os vencedores submeterão os projetos de execução das ferrovias à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para fins de autorização e início das atividades de implementação.


Os trechos a serem licitados fazem parte dos traçados das ferrovias Norte-Sul, do Pantanal e Transcontinental, respectivamente, EF 151, EF 267 e EF 354.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*