A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) suspendeu nesta quarta-feira (2) a interdição de um trecho de 4 km da Ciclovia Rio Pinheiros, na Zona Sul de São Paulo, entre as estações Granja Julieta e Vila Olímpia. O fechamento estava programado para esta segunda-feira (7). A interdição será necessária, segundo a CPTM, para obras do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô.
A companhia havia informado em uma rede social que a ciclovia é apenas uma via de lazer. “Como está claro no seu regulamento, não é uma via pública de transporte, não é um espaço para treinamento desportivo”, informava o texto. Porém, na página relacionada à ciclovia no site da CPTM, a companhia indica que a via é também “uma alternativa para o deslocamento diário”.
Segundo uma nota publicada pela companhia nesta quarta-feira, a ação foi suspensa para o estudo de alternativas aos ciclistas que utilizam o local diariamente como trajeto para o trabalho. A secretaria ainda não informou qual será a nova data de fechamento do trecho.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Durante o período de interdição, o Metrô pretende realizar as fundações da estrutura do monotrilho, o lançamento das vigas por onde passarão os trens e a construção da futura estação Morumbi. Ao fim das obras, a ciclovia voltará a funcionar por todos os seus 21,5 km de extensão.
De acordo com o Metrô, a medida tem como objetivo assegurar a integridade dos ciclistas enquanto durarem as obras do monotrilho. Outros dois trechos da ciclovia permanecerão disponíveis para os paulistanos. Um deles entre a Avenida Miguel Yunes e a Estação Granja Julieta, e o outro, da Estação Vila Olímpia até o Jaguaré.
A construção da Linha 17-Ouro começou em março de 2012. O primeiro trecho será uma ligação com 7,7 km do Aeroporto de Congonhas até a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM). Quando estiver totalmente concluída, a linha terá 18 km de extensão, ligando o bairro do Morumbi ao Jabaquara, com um total de 18 estações.
Segundo a CPTM, aproximadamente 10 mil pessoas utilizam a Ciclovia do Rio Pinheiros semanalmente.
Seja o primeiro a comentar