A GRU Airport já tem data certa para abrir ao público o novo terminal de passageiros do aeroporto internacional de Guarulhos: 11 de maio de 2014. O terminal deverá ficar totalmente pronto em março, segundo Antônio Miguel Marques, presidente da concessionária responsável pelo maior aeroporto do país. Estão previstos, no entanto, dois meses de testes das estruturas e dos equipamentos. Para isso, já foi contratada a consultoria britânica EC Harris, que conduzirá até mesmo uma simulação do primeiro dia de operações – uma superprodução “cinematográfica” com elenco que pode chegar a dois mil passageiros-atores e quatro mil bagagens sendo movimentadas.
“Todos os processos serão testados”, ressaltou Marques, durante um seminário sobre concessões de aeroportos, em Brasília. As obras estão atualmente com 80% de execução. O terminal 3 de Guarulhos constitui a principal obrigação da empresa, controlada pela Invepar e com participação minoritária da sul-africana ACSA, para a primeira fase do contrato de concessão. Essa etapa vai até a Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho, e engloba investimentos de R$ 3 bilhões no aeroporto paulista.
O novo terminal terá capacidade para 12 milhões de passageiros e abrigará 104 lojas, incluindo 18 magazines de luxo na área restrita (free shop). “Mas teremos opções para todos os bolsos”, prometeu Marques. Haverá 90 ilhas de check in, que serão compartilhados e não mais exclusivos de cada empresa aérea. Um hotel de “alto padrão”, com 50 quartos, estará funcionando dentro da área de embarque desde a inauguração do terminal.
No próximo fim de semana, entre 30 de novembro e 1º de dezembro, Marques antevê outro dia simbólico: o aeroporto baterá a marca de 32,8 milhões de passageiros embarcados e desembarcados durante todo o ano passado. “Teremos um crescimento de dois dígitos, ou muito próximo disso, em 2013”, afirmou o executivo. A expectativa é ter 36 milhões de passageiros.
As próximas semanas devem ser movimentadas na concessionária. Até o fim de dezembro, a concessionária espera contratar o projeto de engenharia de um “people mover” – provavelmente um monotrilho – que conectará os três terminais de passageiros do aeroporto, o terminal remoto, o terminal de cargas e a futura estação da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanas (CPTM). A concorrência para contratação da empresa responsável pelo projeto foi lançada em outubro. “Há um compromisso da GRU Airport, com o governo do Estado de São Paulo, para que haja um sistema de distribuição de passageiros a partir da nova estação.”
Em janeiro, segundo Marques, está prevista a abertura de mais dois pátios de aeronaves. Eles vão aumentar, de 74 para 138, o número de aviões que podem estacionar no aeroporto. Com isso, o executivo garante que estará superado um problema crônico: aeronaves perambulando nas pistas de taxiamento, para desespero dos passageiros, enquanto aguardam um lugar para parar.
Os outros dois aeroportos concedidos no ano passado também estão com obras em ritmo avançado. Viracopos já completou 74% dos trabalhos. Brasília, de acordo com dados de outubro, já alcançou 65% de execução.
Cumbica terá 3º terminal em maio
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