Ellwanger é o Ferroviário do Ano

O presidente da IAT, Alexander Ellwanger, foi escolhido pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária como o Ferroviário do Ano, título concedido pelo Prêmio Revista Ferroviária as personalidades do setor ferroviário que destacaram no último ano. A reunião do conselho contou com a participação de Julio Fontana, da Cosan Logística; Guilherme Quintella, da EDLP; Luiz Fernando Ferrari, da Alstom; Agenor Marinho, da CAF; Ricardo Chuahy, da AmstedMaxion; José Geraldo Baião, da Aeamesp e Gerson Toller, diretor da Revista Ferroviária.


A escolha de Alex, como é conhecido,  foi por seu trabalho no setor ferroviário. Em agosto deste ano, a IAT e seu distribuidor, a BR Railparts, conseguiram a maior encomenda de grampos já registrada no Brasil: 8,5 milhões, adquiridos pela Valec, para a Ferrovia Norte Sul e para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A empresa venceu os fabricantes chineses na concorrência internacional e produzirá os grampos Pandrol na fábrica da IAT em Porto Alegre.


Os grampos da empresa estão instalados na Estrada de Ferro Carajás, da Vale; Transnordestina; Ferronorte; Norte-Sul; Metrô de São Paulo; CPTM; Trensurb; Metrô Salvador; Metrofor; Chile (ferrovia carga e passageiros); Metrô de Lima (Peru); entre outros.  A empresa tem 36 anos de fornecimento contínuo para a Vale.


A IAT começou como uma revenda de aço fundada, em 1962, por Siegfried Ellwanger, neto de alemães e pai de Alexander Ellwanger. Depois passou a fazer perfis de aço e laminação a quente de perfis especiais. Em 1977 iniciou a produção de grampos e permaneceu produzindo grampos e os outros materiais até 1997, quando passou a dedicar-se apenas ao setor ferroviário. Desde 2005 a empresa faz parte do grupo Delachaux.


Alex tem 62 anos e é engenheiro metalúrgico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele iniciou sua carreira na IAT em 1969. Seis anos depois tornou vice-presidente da empresa e em 1986 assumiu a presidência.


“O Prêmio, pela sua característica de ser concedido a partir de uma escolha do Conselho Editorial da Revista Ferroviaria que é composto por altos executivos do nosso setor, representa o reconhecimento de um trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos de dedicação em prol do setor ferroviário.  Consagra o empenho em defesa da industria nacional que enfrenta um assédio internacional sem precedentes em função dos altos investimentos que estão sendo executados pelos governos federal, estaduais e pela iniciativa privada. É uma honra pessoal única que orgulha a mim, minha família e nosso grupo empresarial”, destacou o empresário ao saber de sua escolha.

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