O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro protocolou na Justiça um pedido de multa de R$ 2,1 milhões contra a Supervia. Em nota, o MP informa que a petição é por conta do descumprimento de itens de liminar, obtida na Justiça em ação civil pública ajuizada em 2009. Ela exige solução para a má qualidade dos serviços de trens, principalmente no que diz respeito a atrasos, tumultos, acidentes e paralisação dos serviços.
“A petição foi fundamentada, entre outros aspectos, em reportagens jornalísticas e manifestações dos consumidores, incluindo fotos, vídeos e demais documentos enviados através da Ouvidoria e do site do Consumidor Vencedor, acerca das panes no sistema ferroviário ocorridas nos dias 22 e 24 de janeiro deste ano”, informa a nota o MP.
Dentre as irregularidades apontadas pelo MP estão a ausência de equipes de resgate, sistema de som ineficaz, composições antigas e em mau funcionamento mantidas em circulação e falta de informações adequadas.
Na quarta-feira passada, passageiros da SuperVia enfrentaram um dia de caos. Uma composição, que seguia da Central do Brasil para Saracuruna, atingiu a rede aérea ao descarrilar, por volta das 5h15m . Com isso, parte da estrutura que sustenta a fiação caiu, afetando o fornecimento de energia entre as estações Mangueira e Central. Por conta do acidente, a circulação ficou prejudicada em todos os ramais, já que os trens não podiam chegar à Central. Os ramais só voltaram a funcionar normalmente às 18h15m, 13 horas depois da interrupção no serviço. Às 16h, os ramais de Belford Roxo e Saracuruna já tinham voltado a operar até a estação Central do Brasil.
Dois dias depois, usuários do serviço voltaram a enfrentar transtornos. Nas redes sociais, alguns reclamaram de filas enormes na estação de Nilópolis, na Baixada Fluminense, onde um trem apresentou problemas. De acordo com a concessionária, a composição teve de parar ao apresentar falha mecânica. Houve relatos de pessoas andando pelos trilhos até a estação seguinte, a de Olinda. Por causa do problema com o trem, passageiros dizem que ocorreram atrasos. Segundo a SuperVia, no entanto, as partidas estavam dentro do horário, com intervalo médio de oito minutos. Nos outros ramais, a circulação também estava normal.
RF – Leia abaixo a nota enviada pela SuperVia:
A SuperVia informa que no último dia 22/01, assim que detectada a interrupção parcial da circulação de trens, colocou em prática o seu plano de contingência. As ações contemplaram o aviso imediato aos passageiros, por meio do sistema sonoro das estações e dos trens, bem como o acionamento de equipes técnicas para pronto atendimento à composição, a entrega imediata de vales-viagem e declarações de atraso nas estações afetadas e devolução do valor da passagem em espécie aos passageiros que optaram por esta forma de ressarcimento. Além disso, foram adotadas ações integradas com o Centro de Operações da Prefeitura para disponibilizar outros meios de transportes na região. Sobre a petição do Ministério Público, a SuperVia vai aguardar a notificação para adotar as medidas legais cabíveis.
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