Ministro diz que não há previsão para 1º trecho do PIL

Um ano e oito meses depois do lançamento do Programa de Investimento em Logística (PIL), que previa investimentos de R$ 99,6 bilhões na construção de novas ferrovias no país, o governo federal ainda não tem previsão de quando deve ocorrer o leilão para construção do primeiro trecho.


Nesta terça-feira (6), o ministro dos Transportes, César Borges, disse que pode fazer mudanças no projeto para a construção da linha de ferro entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte, único trecho que já tinha recebido sinal verde do Tribunal de Contas da União (TCU) para ir a leilão, o que deve atrasar ainda mais o início efetivo do programa.


“Esse trecho está em fase para poder ir a leilão. Mas vamos fazer o leilão desde que haja interesse do setor privado”, disse o ministro durante entrevista a jornalistas na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília.


Borges disse que aguarda resposta de investidores, que analisam a viabilidade da construção da ferrovia dentro do orçamento considerado adequado pelo TCU, que é de cerca de R$ 4,6 bilhões. O projeto original estimava o custo da obra em R$ 6,3 bilhões.


“O setor privado está aprimorando seus estudos para saber se o Capex [previsão de investimento] aprovado pelo TCU é viável. Se o Capex não for atrativo, podemos mudar”, disse.


A ferrovia prevista entre Lucas do Rio Verde e Campinorte tem 883 quilômetros de extensão e servirá para escoar a produção agrícola da região entre Mato Grosso e Goiás. O trecho faz parte do Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado pelo governo federal em agosto de 2012 – na época, a previsão era de construção de 11 mil quilômetros de novos trilhos, num investimento total estimado em R$ 99,6 bilhões.


O então ministro dos Transportes, Paulo Passos, hoje presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), previu na época do lançamento do programa que o primeiro leilão de ferrovia ocorreria em abril de 2013.

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