O Aeromovel de Porto Alegre, em operação desde agosto do ano passado e que conta com tecnologia driverless (sem operador), adotou antes da Copa do Mundo um sistema que permite seu monitoramento pelo celular.
A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Elipse Software, sediada também em Porto Alegre. O chamado Elipse Mobile funciona em complementação ao sistema E3, da mesma empresa, responsável pela operação a distância. A diferença é que nesse caso não é necessário que o funcionário esteja na sala de operações. Os operadores podem monitorar o E3 pelo celular.
É possível, segundo a empresa desenvolvedora, acompanhar todas as variáveis monitoradas pelo E3, como velocidade, freios, tensão, posicionamento e abertura/fechamento de portas do trem, tudo via um tablet ou smartphone.
O software está em funcionamento nos trens A100 do Aeromovel, veículos para 150 passageiros, e a intenção das empresas é que seja utilizado nos novos A200, com capacidade para 300 passageiros. O Aeromovel de Porto Alegre é operado pela Trensurb e liga, em aproximadamente 800 metros, o Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho à estação de trem Aeroporto.
Seja o primeiro a comentar