A experiência de sucesso em Jacarta, na Indonésia, e o início das operações em Porto Alegre – ligando a Estação Aeroporto da Trensurb ao Aeroporto Salgado Filho -, fazem com que o Aeromóvel seja o destaque na Conferência da Sociedade de Engenharia Japonesa. O encontro ocorreu ontem, 09/09, em Tóquio, no Japão, onde estavam presentes especialistas na área de diversos países.
De acordo com o coordenador de engenharia do Aeromóvel, Diego Abs, responsável pela apresentação, houve um relato sobre a trajetória da concepção do projeto até a sua concretização, além de detalhes técnicos referentes ao seu funcionamento. Também foram divulgados os dados do primeiro ano de operação da linha em Porto Alegre. Neste período foram transportados mais de 635 mil passageiros. Outro aspecto abordado é o benefício ao meio ambiente. O custo de energia para manter o funcionamento é extremamente baixo na comparação com outros tipos de transportes similares, afirma Abs.
Para o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, “esse interesse pela aplicação da tecnologia aeromóvel não é gratuito, pois com os resultados obtidos até o momento, temos a certeza que estamos no caminho certo”. Kasper disse ainda que, “por ser totalmente desenvolvido no Brasil e usar tecnologia 100% nacional, o aeromóvel tem movimentado a indústria e o mercado profissional do país. Durante os quase três anos de projeto, 59 empresas e 1.058 pessoas empenharam-se para que a construção da linha se concretizasse”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar