A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu, entre os dias 17 e 18/11, o Workshop “Intercâmbio de Conhecimento Ferroviário entre Brasil e União Europeia”, no edifício-sede da ANTT, em Brasília/DF. Participaram da mesa de abertura o diretor-geral da Agência, Jorge Bastos; o secretário-executivo interino do Ministério dos Transportes, Miguel Masella; o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Josias Cavalcante Júnior; e o diretor de Relações Internacionais da European Railway Agency (ERA), Richard Lockett. O evento é um desdobramento do Projeto Atena, programa de desenvolvimento institucional da ANTT.
Idealizado pela Superintendência de Estudos e Pesquisas (SUEPE) da Agência, o projeto nasceu em 2014, com a ideia de promover o desenvolvimento institucional mediante parcerias internacionais. Com o tripé capacitar-adequar-disseminar, os treinamentos do programa têm como essência a troca de conhecimentos e experiências por meio de cooperação com entidades internacionais consideradas referências mundiais nas áreas de interesse da ANTT. A troca de informações permite que a ANTT tenha contato com novas maneiras de gestão e regulação, tome conhecimento sobre sucessos e insucessos de outros mercados e, dessa forma, aprimore os mecanismos de regulação aplicados à realidade brasileira.
Por meio do Atena, os profissionais da Agência têm acesso a novos contextos e realidades e conseguem perceber soluções para problemas enfrentados no seu cotidiano profissional.
Dessa forma, com a aquisição de novas técnicas e o contato com formas diferentes de pensar o transporte, o servidor abre caminho para o desenvolvimento de soluções criativas, eficientes e inovadoras. Com a aplicação e disseminação do conhecimento adquirido no ambiente de trabalho, o servidor encerra o ciclo de desenvolvimento profissional do projeto. “O servidor selecionado pelo programa compromete-se em disseminar a experiência recebida por meio de curso de tutoria aos servidores diretamente envolvidos com o tema do intercâmbio profissional”, lembra Yoshihiro Nemoto, um dos coordenadores do projeto.
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O pontapé inicial do Atena se deu com a assinatura do Memorando de Entendimentos firmado entre a ANTT e a ERA, em setembro, na Alemanha, com vistas a ampliar o diálogo entre o Brasil e a União Europeia. O documento permitiu que a ANTT estabelecesse um canal de comunicação com uma entidade que é responsável pela regulação do transporte ferroviário em todo o continente europeu. Desse canal, surgiu o I Workshop Intercâmbio de Conhecimento Ferroviário.
Workshop
A programação do evento contou com palestras sobre interoperabilidade do sistema ferroviário; técnicas de fiscalização de infraestrutura e material rodante; certificação de material rodante; e telecomunicações e sinalização ferroviária. De acordo com o superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas (SUFER), Alexandre Porto, a interoperabilidade pressupõe a operação de transporte de forma continuada e eficiente. Ele lembrou que três temas da Agenda Regulatória 2014-2017 são relacionadas com o assunto: sistemas de sinalização e comunicação ferroviária, requisitos técnicos de material rodante para acessar a estrutura ferroviária e o regulamento de segurança para circulação dos trens.
Na análise de Porto, a comunidade europeia optou pela padronização e os resultados obtidos pelo modelo motivaram o intercâmbio de experiências e o convênio entre os dois países. O aprendizado com as melhores práticas e os maiores obstáculos será fundamental para desenhar e implantar o modelo brasileiro, conforme o superintendente. “É um passo muito importante para trabalhar a interoperabilidade plena nas ferrovias”, declarou. Também foi destacado que o ano de 2015 será muito importante diante da operação da Ferrovia Norte-Sul.
Para o diretor-geral da Agência, Jorge Bastos, “existe um longo percurso para seguirmos em termos de ferrovias, mas somente vamos chegar a esse objetivo se trabalharmos juntos”. Para o representante do Ministério dos Transportes, Miguel Masella, “os trabalhos foram bastante proveitosos e vão abrir caminho para atividades de ampla utilidade para o setor”.
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