A Indra assinou por 266 milhões de euros o contrato para implantar toda a tecnologia de bilhetagem e controle de acessos no novo sistema de transporte público que está sendo construído em Riad, a capital da Arábia Saudita. Arriyadh Developmetn Authority (ADA), empresa encarregada da modernização das infraestruturas de Riad, adjudicou à Indra o contrato após um concurso público internacional no qual uma dezena de grandes empresas multinacionais participou. Trata-se do maior projeto de ticketing licitado até agora no mundo, com um prazo de execução de 54 meses e que inclui a manutenção e suporte tecnológico durante 10 anos.
O Governador de Riad, Príncipe Turki Ben Abdualah Ben Abdul Aziz, Presidente da Alta Comissão para o Desenvolvimento de Arriyadh e Presidente da Alta Comissão Ministerial para o projeto de Transporte Público de Riad, e o diretor geral adjunto da Indra, Eduardo Bonet, assinaram o contrato neste mês de janeiro em Riad.
Este projeto reforça a posição da Indra no Oriente Médio, uma zona com importantes planos de infraestruturas previstos para os próximos anos, e supõe uma nova referência de grande relevância no mercado de Transporte e Tráfego na Arábia Saudita, onde a multinacional é o sócio tecnológico do projeto ferroviário de alta velocidade entre Medina e La Meca.
Em Riad, a Indra desenvolverá todo o sistema avançado para a gestão tarifária integrada do transporte público da cidade. Isso inclui um centro de controle de ticketing que integrará a informação procedente dos diferentes sistemas, assim como o software necessário para a gestão econômica do serviço, o sistema de compensação entre operadores (clearing house) e outros sistemas adicionais de alto valor agregado para ajudar a gestão comercial.
A Indra fornecerá os sistemas de venda de títulos de transporte e validação introduzidos para toda a rede de ônibus públicos, com uma frota estimada entre 800 e 1.000 veículos, assim como os sistemas de venda e controle de acessos para as mais de 80 estações das seis linhas de metrô previstas, que com um total de 175 quilômetros prestarão serviço a cerca de seis milhões de pessoas.
Os cidadãos poderão acessar todo o sistema de transporte público com um único cartão, e poderão validar de forma ágil e cômoda apenas aproximando o cartão do leitor. A solução também permitirá o uso de bilhetes simples com código de barras, similares aos que são utilizados para a alta velocidade na Espanha, e contará com um aplicativo de pagamento com celular mediante a tecnologia NFC (Near Field Communication).
Seja o primeiro a comentar