Muros da CPTM na região da Lapa receberão intervenção artística, neste domingo (18)

Artistas plásticos e fotógrafos renovarão a fachada dos muros que margeiam a Estação Lapa, na Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). As instalações que vedarão o muro da ferrovia dos dois lados servirão de suporte para criação artística a ser realizada entre os dias 18 (domingo) e 20 (terça-feira), sempre a partir das 9h, pelo coletivo “Grafitti com Pipoca”.

Localizada na Rua Jonh Herrison, altura dos números 186 a 320; e na Rua Willian Speers, altura do número 252, a intervenção reunirá arte gráfica e animação. Intitulado “O fim é o começo”, o projeto pretende transformar os muros num desenho animado. Utilizando a técnica do stopmotion, o grafite será fotografado e alterado inúmeras vezes, compondo a sensação de movimento simultâneo semelhante ao desenho animado. 

A criação resultará em filme de curta-metragem, cuja proposta é, segundo André Gustavo, produtor e coordenador da ação, situar a animação de forma integrada ao espaço urbano.

Além de executar a revitalização do trecho demarcado, a intervenção promove a valorização da arte urbana. A programção está sujeita a alterações em caso de chuva.
 
O coletivo Graffiti com Pipoca iniciou suas ações em 2006 no bairro do Jabaquara, zona sul de São Paulo, oferecendo aulas gratuitas sobre grafite e animação. O grupo produz vídeos, desenhos animados, documentários, coletâneas musicais e exposições, entre outras criações resultantes de intervenções coletivas. Conta com apoio de diversas instituições, entre as quais a Secretária Municipal de Cultura- SP e o Centro Cultural da Espanha para realização de oficinas. A animação “Graffiti Dança”, patrocinada pela Petrobrás, recebeu diversas premiações, entre as quais  a de melhor animação do Anima Mundi em 2013 pelo júri popular.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*