A indefinição do governo federal, quanto ao programa de concessões ferroviárias, levou o deputado Victório Galli (PSC-MT) a fazer um apelo, no plenário da Câmara, em defesa da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).
A ferrovia figura no pacote de concessões ferroviárias, um plano de 11 mil km de novas ferrovias, anunciado pela presidente Dilma Rousseff há mais de dois anos, mas que até hoje pouco ou nada avançou.
“O projeto da Fico é algo de extraordinário”, disse o deputado. São cerca de 1.600 km de ferrovia, saindo de Vilhena, em Rondônia, cortando todo o Estado de Mato Grosso, de Oeste a Leste, e seguindo rumo a Campinorte, Estado de Goiás, onde se interligará com a Ferrovia Norte-Sul.
De lá, os trilhos seguiriam para o mar pelo Porto de Itaqui, no Maranhão.
Victório Galli lembrou as declarações recentes feitas à imprensa pelo vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro: “Disseram que o trem apitaria em Lucas do Rio Verde em 2013. Ou as pessoas estão surdas, ou não estão cumprindo as promessas”, criticou Fávaro.
O parlamentar disse, ainda, que a iniciativa privada tem demonstrado interesse nas parcerias, mas falta ação, falta atitude por parte do Governo Federal.
“O Brasil não pode parar, e os modais de infraestrutura logística são fundamentais para a redução no custo do frete”, disse.
Galli lembrou que Mato Grosso é o estado que mais contribui para o superávit da balança comercial brasileira, observando que, nos últimos 13 anos, sua arrecadação em exportações cresceu 87%.
O deputado destacou, também, que o município de Lucas do Rio Verde, localizado no eixo da BR-163, é um dos mais produtivos na economia do Centro-Oeste.
“A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste é um projeto de estratégia de desenvolvimento para o País”, disse.
Para ele, o potencial econômico do Estado “justifica todo e qualquer investimento público”.
“Precisamos destravar o programa de concessões ferroviárias. Já perdemos muito tempo. O empresariado nacional, particularmente do Centro-Oeste, não pode ficar refém da burocracia do Poder Público”, completou.
Protesto
O deputado Victório Galli aproveitou para lembrar o protesto ocorrido domingo (15), em todo o País. “Parabéns ao povo brasileiro”, disse.
Quanto à corrupção na Petrobras, ele disse que a empresa, uma das maiores do mundo, foi “tomada de assalto”, e que os trabalhadores brasileiros terão que derramar muito suor para recuperá-la.
Seja o primeiro a comentar