A Embraport, terminal portuário privado instalado na margem esquerda do Porto de Santos, iniciou as operações ferroviárias do seu novo pátio, recém construído.
A operação inicial foi realizada em parceria com a MRS Logística, que é a empresa responsável pela concessão da linha férrea, e faz parte de um contrato de longo prazo com a LG para carregamento de aproximadamente 250 contêineres por semana.
A MRS oferecerá o serviço de transporte de cargas dentro das rotas já utilizadas pela companhia: Santos-Sumaré, Santos-Vale do Paraíba e Santos-Suzano.
O pátio foi construído em uma área de 20 mil metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 40 milhões.
O trecho interno comportará até 900 metros de extensão em uma operação de bitola mista, que terá capacidade para movimentar até 200 mil TEUs por ano.
Atualmente, a ferrovia responde por apenas 2% das cargas conteneirizadas que chegam ao Porto de Santos. A meta da empresa é que, no longo prazo, os trens respondam por até 10% das cargas.
A Embraport também está investindo na construção de um novo armazém alfandegado de cinco mil metros quadrados que concentrará todas as atividades inerentes ao contêiner, como consolidação e desconsolidação de cargas fracionadas.
O projeto receberá um investimento de R$ 11,8 milhões e tem previsão de estar pronto até o final de 2015.
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