Serviço ferroviário será estatizado na Argentina, decide Senado

A base governista conseguiu, em sessão realizada nesta noite de quarta-feira, a aprovação no Senado do projeto de lei que estatiza os serviços de transporte em trens na Argentina. O peso dos parlamentares kircheneristas foi decisivo no resultado de 53 votos a favor e dois contrários. Com a lei, será criada a empresa pública Ferrocarriles Argentinos, que comandará todos os serviços de transporte de passageiros e de cargas sobre trilhos.

A medida se soma à lista de estatizações que os argentinos assistiram nos últimos dez anos, durante o ciclo dos Kirchner no poder, que devolveu ao Estado o controle dos serviços de abastecimento de água e energia e de duas importantes empresas: a petrolífera YPF, que ocorreu depois da desapropriação da espanhola Repsol, e a companhia aérea Aerolíneas Argentinas.

A estatização do serviço ferroviário tende a ser usada na campanha eleitoral do ministro dos Transportes, Florencio Randazzo, um dos pré-candidatos à eleição presidencial este ano. Randazzo, o quarto nas pesquisas de intenção de voto, disse que “hoje foi um dia histórico para os argentinos”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0