O Governo do Paraná apresentou, para investidores da iniciativa privada, detalhes do projeto do Trem Pé Vermelho, ferrovia de passageiros que ligará as regiões metropolitanas de Londrina e Maringá. A reunião, realizada na terça-feira (15), foi conduzida pelo secretário de Estado do Planejamento e Coordenação geral, Sílvio Barros.
Em outubro foi lançado um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a execução dos projetos e estudos da obra. Os interessados têm até 19 de janeiro para participar do processo. A reunião com investidores teve o objetivo de detalhar informações e responder dúvidas das empresas interessadas no empreendimento. O evento atraiu representantes de diversas empresas nacionais e internacionais, entre elas as multinacionais CAF e Alstom e empresas de consultoria como Royal Haskoning, KPMG e Mind.
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“A iniciativa privada foi chamada para avançarmos no detalhamento do projeto. Apresentamos aspectos e potenciais regionais e reforçamos o interesse do Estado de estabelecer um grande eixo de desenvolvimento ligando as regiões metropolitanas de Londrina e Maringá”, afirmou Silvio Barros.
RECEPTIVIDADE
Segundo o coordenador de Desenvolvimento Governamental da secretaria do Planejamento, Jurandir Guatassara Boeira, a reunião atraiu investidores que já vinham mantendo contato com o Governo do Estado. “Houve uma boa receptividade do mercado que está aderindo ao projeto”, disse ele.
As empresas têm até o dia 19 de janeiro para solicitar ao Conselho Gestor de Concessões do Governo do Estado a participação na PMI. A autorização avaliará uma série de requisitos, incluindo a experiência da companhia na área, cronogramas e plano de trabalho.
Além de representantes da iniciativa privada, também participaram da reunião o diretor-presidente da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Cezar Silvestri, técnicos do Estado, da Ferroeste.
MAIOR VIABILIDADE
O projeto do Trem Pé Vermelho foi considerado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) como o de maior viabilidade econômica entre 14 trechos estudados em todo o país. A previsão é de que sejam transportados mais de 36 mil passageiros por dia.
A ferrovia deve passar por 13 cidades das regiões Norte e Noroeste. São cerca de 150 quilômetros cortando os municípios de Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina e Ibiporã. O projeto conta ainda com o apoio das Associações Comerciais de todas cidades da região.
PMI
O PMI é um instrumento que permite que a iniciativa privada elabore os estudos técnicos e de viabilidade econômica para os projetos de Parcerias Público-Privadas (PPP). Este processo de estruturação envolve a realização de estudos de viabilidade de demanda, sócio-ambiental, de engenharia, econômico-financeira e jurídico.
Pelo PMI, as empresas interessadas financiam esses estudos, apresentando o modelo de contrato que vai ser adotado na PPP, as garantias que o poder público deverá dar e os eventuais desembolsos do governo para a viabilização do projeto.
A íntegra da Resolução de Chamamento Público nº 01/2015-CGC encontra-se disponível no site da Casa Civil www.casacivil.pr.gov.br. Basta clicar no banner Conselho Gestor de Concessões e, em seguida, no link Resoluções de Chamamento.
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