Dnit apresenta projetos para retirada de trilhos da área central de Rio Preto (SP)

Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes estiveram em São José do Rio Preto (SP), na última sexta-feira (4), para apresentar três projetos para a retirada da linha do trem da área central da cidade.

O projeto foi apresentado por engenheiros do DNIT, que mostraram três possibilidades diferentes para retirar os trilhos que cortam a cidade. As novas opções também mudariam o traçado da ferrovia em outras duas cidades: Cedral (SP) e Mirassol (SP). Os dois prefeitos participaram da reunião e a estimativa é de que seriam construídos de 40 a 50 quilômetros de novos trilhos.

O engenheiro do DNIT, Elias Fadel Júnior, diz que para conseguir colocar os projetos em prática é preciso definir onde e em que local podem ser feitos. “Estamos trazendo as forças vivas da cidade para esse debate, em que estão se discutindo as alternativas em que poderiam ser colocadas para nós como as indicadas para iniciarmos os estudos”, diz.

Por enquanto, o projeto depende de um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para ser colocado em prática. Todo esse processo deve durar um ano e meio. “Posteriormente teremos saído execução do projeto básico. Que nos dará uma noção de custo e opções de contratação e virá posteriormente uma obra definitiva”, afirma o engenheiro.

A prefeitura de Rio Preto já tinha um estudo semelhante e aguarda que essa nova proposta do Governo Federal possa ser colocada em prática. Para o prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes, o importante é que tirem os trilhos do perímetro urbano. “Nós defendemos que se tire o traçado dos trilhos do trecho urbano, a não ser que fique um pequeno trecho provisoriamente para servir os terminais de petróleo, que também deverão ser, no futuro, mudados. ”

Fonte:  G1 Rio Preto e Araçatuba

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*