O sinal amarelo acendeu nos trilhos do VLT. Na próxima
sexta-feira, vence o prazo de 30 dias que a concessionária VLT-Rio tem para
pagar à empresa francesa Alstom, fabricante dos bondes, as parcelas atrasadas
referentes à compra de composições e à manutenção delas.
Procurada, a concessionária não quis se manifestar sobre o
assunto, alegando que não trata publicamente sobre questões comerciais. Em
nota, a Asltom confirmou que notificou a concessionária sobre a dívida, sem
entrar em detalhes.
O GLOBO confirmou com fontes que o débito estaria em quase
R$ 100 milhões. A fabricante forneceu 32 composições à VLT-Rio. A existência da
dívida foi revelada pelo jornalista Ancelmo Gois, em sua coluna no GLOBO.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
A prefeitura, que escolheu a concessionária, preferiu não se
manifestar sobre o risco de o sistema ficar sem manutenção, alegando que o
serviço está operando normalmente.
O secretário de Concessões e Parcerias Público-Privadas,
Jorge Arraes, disse que o município está em dia com o repasse para a concessionária
das verbas relativas à contrapartida para as obras.
Seja o primeiro a comentar