Uma novidade surgiu no subsolo carioca. A partir do dia 19
deste mês, a Linha 4 do metrô (Ipanema-Barra) funcionará num horário maior do
que o previsto: como informou na quarta-feira Ancelmo Gois em sua coluna no
GLOBO, em vez de circularem das 11h às 15h, como inicialmente previsto, os
trens trafegarão das 6h às 21h. Atualmente, a linha pode ser usada apenas por
quem está credenciado ou tem ingresso para a Paralimpíada, que termina em 18 de
setembro. No dia seguinte, o itinerário será aberto ao público em geral.
A decisão foi tomada após avaliação de que a operação
durante a Olimpíada (de 5 a 21 de agosto) foi bem-sucedida. De acordo com o
secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, desde o início, existia a
ideia de que era necessário abrir o trajeto para a população nos horários de
pico, tando de manhã quando à tarde. Foi necessário, porém, aguardar os
relatórios iniciais da circulação durante os Jogos Olímpicos para decidir a
mudança.
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— A gente sabia que era necessário estender o horário, para
pegar o público indo para o trabalho e voltando para casa. Mas era preciso ter
cautela antes de fazer o anúncio definitivo — disse Rodrigo. — Olhamos todos os
relatórios do período da Olimpíada e vimos que nossas premissas foram
confirmadas. Não havia qualquer empecilho.
SEM BALDEAÇÃO NO ANO QUE VEM
Apesar da ampliação do horário, a Linha 4 ainda funcionará
quatro horas a menos do que as linhas 1 e 2, que nos dias úteis circulam das 5h
à meia-noite. A justificativa é que, diariamente, por se tratar de uma linha
nova, toda a extensão dos trilhos precisa ser verificada, bem como os sistemas
de ventilação e elétrico, entre outros. Além disso, o trecho Ipanema-Barra, num
primeiro momento, não funcionará nos fins de semana. Até dezembro, no entanto,
segundo a programação da Secretaria estadual de Transportes, a Linha 4 estará
trafegando no horário normal e também aos sábados e domingos.
— Esse é o combinado. Vamos precisar desse tempo nos fins de
semana para ajustar nossa operação — afirmou Rodrigo. — É bom lembrar que,
quando dizemos que o metrô funcionará das 6h às 21h, na verdade o nosso
trabalho começa e termina antes disso. Quando um passageiro embarca às 21h, o
trem termina a viagem quase às 22h.
No período inicial, a linha de ônibus de integração do metrô
entre a estação General Osório e a PUC continuará operando da forma atual.
Assim que a Linha 4 começar a funcionar das 5h à meia-noite, o serviço será
alterado: o itinerário será Antero de Quental-PUC.
Para o ano que vem, está prevista também a integração da
Linha 1 com a 4 (hoje, é preciso fazer baldeação na estação General Osório).
Com isso, será possível, por exemplo, pegar um trem na estação Uruguai, na
Tijuca, e seguir até o Jardim Oceânico (na Barra). A integração reduzirá a
viagem em cerca de dez minutos, além de diminuir o intervalo entre uma
composição e outra.
Prevista para ficar pronta no primeiro trimestre de 2018, a
estação Gávea está com 42% das escavações prontas. De acordo com o secretário,
o projeto executivo está sendo finalizado.
— O governador está vendo as questões financeiras e eu estou
cuidando do projeto — disse Rodrigo, ao ser questionado sobre a viabilidade da
construção da estação Gávea.
Para atender o público da Linha 4 no horário estendido, a
Secretaria municipal de Transportes e o Consórcio Operacional BRT, que que
opera os ônibus de integração no Jardim Oceânico, já fecharam um planejamento.
Ele prevê que 40 coletivos façam os serviços paradores do chamado Lote Zero do
BRT Transoeste (entre a estação do metrô na Barra e o Terminal Alvorada).
Atualmente, ônibus já estão ligando o Jardim Oceânico ao Terminal Centro
Olímpico (parada de acesso ao Parque Olímpico, na confluência das avenidas
Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende).
Depois das primeiras semanas de operação para o público em
geral, os serviços passarão por avaliações. Existe a possibilidade de criação
de linhas expressas, como aconteceu, por exemplo, logo após o início da
circulação dos BRTs Transcarioca (Alvorada-Aeroporto Internacional Tom Jobim) e
Transoeste (Alvorada-Campo Grande/Santa Cruz).
Ainda segundo a Secretaria municipal de Transportes, haverá
uma reorganização de itinerários de ônibus da região. A ideia é implantar
linhas alimentadoras, mas num primeiro momento sem corte das já existentes.
Na avaliação da diretora de Relações Institucionais do
Consórcio BRT, Suzy Baloussier, a experiência de integração durante a Olimpíada
com o metrô permitiu fazer ajustes para que o serviço comece sem sobressaltos a
partir do dia 19. De acordo com Suzy, a ideia é oferecer, nos horários de pico,
partidas a cada 30 segundos do terminal do Jardim Oceânico, como ocorreu nos
momentos de maior demanda pelo serviço durante os Jogos Olímpicos:
— Além dos 40 coletivos, ainda teremos uma reserva técnica
(inicialmente com quatro veículos) estacionada no Terminal Alvorada, para
reforçar a operação em caso de necessidade.
Na fase inicial, a operação integrada permitirá ainda que o
usuário combine viagens para outros destinos. Com a linha que fará o itinerário
até o Recreio Shopping, por exemplo, o passageiro poderá embarcar no terminal
de integração do Transolímpico em frente ao Condomínio Barra Sul, no Recreio
dos Bandeirantes. Se a opção for a linha de BRT que chegará ao Terminal Centro
Olímpico, será possível pegar o Transcarioca e seguir até Vicente de Carvalho,
por exemplo.
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