33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Metrô de SP prepara modelo de contrato de gestão

O Metrô de São Paulo está desenvolvendo um modelo de
contrato de gestão, visando o equilíbrio econômico financeiro da empresa. A
intenção do Metrô em realizar esse tipo de contrato foi tema de exposição
realizada ontem (14), na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Aeamesp
(Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô).

Segundo a gerente de Controle Financeiro do Metrô de São Paulo,
Cícera Simoneide Figueiredo Carvalho, o contrato de gestão vai permitir, entre
outras coisas, uma tarifa de remuneração da empresa descolada da tarifa
pública, estipulada pelo governo. Assim, o Metrô poderia se planejar melhor
financeiramente e o poder público, Governo do Estado, cobraria dele, Metrô,
pela qualidade do serviço prestado, com indicadores a serem definidos no
contrato em elaboração, sendo assim também um estímulo ao ganho de eficiência.

Cícera ressaltou que esse modelo de contrato não é algo
novo, já houve experiência similar em empresas como a Vale do Rio Doce, quando
estatal, e na Petrobras. Segundo ela, há muitos exemplos também no setor
metroferroviário, entre os quais os metrôs de Paris, Pequim, Berlim, Madri,
Moscou, Bruxelas e Istambul. A gerente disse ainda que a intenção é concluir o
modelo de contrato até o começo de 2017 e que esteja implantado até setembro do
mesmo ano.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*