Metrô faz oferta promocional após queda de 14,5% nas viagens

A crise econômica do estado tirou passageiros do metrô: de
acordo com um balanço patrimonial da concessionária do sistema, foram
realizadas 46,7 milhões de viagens no primeiro semestre deste ano, o que
corresponde a uma queda de 14,5% em comparação com o mesmo período de 2016,
quando o número chegou a 54,7 milhões. Em números absolutos, houve uma redução
de oito milhões de embarques.

Para tentar reverter o quadro, a concessionária Metrô Rio
lançou nesta terça-feira um cartão promocional que custa R$ 60 e dá direito a
42 viagens em uma semana – ou seja, cada uma sai por R$ 1,40. Considerando a
tarifa atual, de R$ 4,30, a economia é de 66,8% (o total sairia por R$ 180). A
oferta foi anunciada como um incentivo a cariocas e turistas no período de
férias, embora tenha validade até o dia 30 de setembro.

O cartão Eu amo férias é lançado em um momento
no qual projeções de fluxo não são animadoras. Segundo o professor de economia
do Ibmec Gilberto Braga, tomando como parâmetro o número de passageiros do
primeiro trimestre, o sistema pode encerrar o ano com 187 milhões de viagens
pagas. Caso a estimativa se confirme, haverá uma redução de 16% em relação a
2016, quando foram realizadas 216,8 milhões.

– Essa projeção considera a hipótese de o metrô repetir nos
próximos trimestres o volume de passageiros que a gente já conhece. Dá uma
queda de 30 milhões de viagens pagas. A promoção, pelo que tudo indica, vem
nessa linha, de atenuar os efeitos da crise.

Não é a primeira vez que a Metrô Rio faz uma promoção este
ano para tentar atrair passageiros. Em abril, a concessionária ofereceu viagens
gratuitas na Linha 4. E, no mesmo mês, a tarifa de embarque nas estações do
trecho caiu para R$ 3.

O balanço de 2016 publicado pela Metrô Rio informou que,
naquele ano, foram 240,9 milhões de passageiros transportados (incluindo
gratuidades), o que corresponde a um aumento de 3,1% em relação a 2015 (233,6
milhões). As principais influências para o crescimento verificado, segundo a
empresa, foram as alterações viárias na cidade, como as obras do VLT, a
construção do BRT Transbrasil e a racionalização das linhas de ônibus. Apesar
do resultado positivo, a concessionária já chamava a atenção para a
situação econômica da cidade do Rio de Janeiro, com o elevado número de
demissões no setor privado e o declínio da população ocupada.

O cartão especial para as férias é vendido das 9h às 19h nas
estações Del Castilho, Carioca, Largo do Machado, Botafogo, Cardeal Arcoverde,
Siqueira Campos, Cantagalo, Nossa Senhora da Paz, Antero de Quental e Jardim
Oceânico. O passageiro leva de brinde um porta-cartão e um mapa de bolso com
informações sobre os transportes da cidade e indicações de pontos turísticos.

Leia também: Tarifas de transporte
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