O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT) apresentou, nesta quarta-feira, em Araquari, a proposta de traçado do
contorno ferroviário que pretende tirar a passagem do trem da área urbana de
Joinville. A promessa é de que as obras sejam retomadas, após sete anos de
paradas, em 2018. E, caso o cronograma previsto seja cumprido, sejam concluídas
em 2021.
Com início nas proximidades da Estrada Poço Grande com a
BR-280, em Guaramirim, o traçado projetado está dividido em três subtrechos ao
longo de 17,9 km: o primeiro, em Guaramirim; o segundo em Joinville; e o
terceiro, entre Joinville e Araquari. No último trecho, a ferrovia termina com
uma ligação com a atual linha férrea nas proximidades do rio Parati, entre
Araquari e São Francisco.
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No percurso, estão previstas as construções de quatro
viadutos, um sobre a BR-101, um sobre a SC-301, outro sobre a rua Santa
Catarina (área próxima ao local onde os trabalhos foram interrompidos há seis
anos), em Joinville, e um quarto sobre a Estrada Rio do Morro. Também deverá
ser construída uma ponte sobre o rio Piraí, entre Guaramirim e Joinville.
Há ainda a projeção de uma galeria nas proximidades da rua
Ademar Bertili, no bairro Itinga, em Araquari, e o novo pátio ferroviário de
Joinville. O pátio compreende dois quilômetros de extensão e está localizado em
área rural nas proximidades da BR-101. O objetivo do empreendimento é permitir
as operações de carga e descarga de mercadorias, além de dispor de espaço para
a possível implantação de operadoras logísticas.Ao longo do perímetro urbano,
onde o trem vai passar, também estão previstos cruzamentos com e sem cancelas,
a depender da demanda.
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