Ferroeste apresenta ferrovia que pode chegar a Pontal do Paraná

A Ferroeste fará quatro Consultas Públicas para explicar a
proposta de construção de uma nova ferrovia entre Dourados (MS) e o Porto de
Paranaguá/Pontal do Paraná.

As reuniões, que foram marcadas para os municípios de
Dourados, Guarapuava, Cascavel e Curitiba, também têm como finalidade ampliar o
debate e receber contribuições da sociedade civil sobre o modal ferroviário na
região abarcada pelo projeto.

Com as Consultas Públicas a Ferroeste pretende dar início à
discussão em torno da viabilidade da nova ferrovia. As consultas serão
realizadas nas seguintes datas e locais:

Guarapuava/PR

Dia: 5 de outubro de 2017

Endereço: Auditório da Acig (Associação Comercial e
Empresarial de Guarapuava)

Rua XV de Novembro, 8040, Centro.

Horário: das 14h30 às 17h00.

 

Cascavel/PR

Dia: 6 de outubro de 2017

Endereço: Auditório da ACIC (Associação Comercial e
Industrial de Cascavel)

Rua Pernambuco, 1.800, Centro.

Horário: das 14h30 às 17h00.

 

Curitiba/PR

Dia: 9 de outubro de 2017

Endereço: Auditório do DER (Departamento de Estradas de
Rodagem)

Avenida Iguaçu, 420, 1º andar, Rebouças.

Horário: das 14h30 às 17h00.

 

Dourados/MS

Dia: 16 de outubro de 2017

Endereço: Auditório da Aced (Associação Comercial e
Empresarial de Dourados)

Avenida Joaquim Teixeira Alves, 1480, Centro.

Horário: 19h00 às 21h30.

 

A nova ferrovia será composta por dois trechos ferroviários:
Trecho 1 – Guarapuava ao Porto de Paranaguá/Pontal do Paraná (concessão
estadual). O artigo 21 da Constituição Federal diz que só é concessão federal
os serviços que ultrapassam os limites estaduais ou liguem portos às
fronteiras; Trecho 2 – Dourados, no Mato Grosso do Sul, a Guarapuava, no Paraná
(a subconcessão federal deste segmento já é da Ferroeste).

O Trecho 1 da nova ferrovia de concessão estadual ligando
Guarapuava ao porto terá 400 km de extensão, descendo a serra em paralelo à
BR-277. A concessão desse trecho será estadual.

O Trecho 2 prevê a extensão de um ramal de Cascavel a
Maracaju (MS) com a construção de 350 km de ferrovias.

O projeto prevê ainda a revitalização do trecho de 250 km já
existente e operado pela Ferroeste entre Guarapuava e Cascavel. Este trecho
também será subconcessionado.

Fonte: Correio do Litoral

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