Integração Metrô-Ônibus avança em Salvador

Mais 16 bairros de Salvador vão ter linhas de ônibus
alteradas a partir do próximo sábado (21). Ao todo, 22 linhas vão sofrer
mudanças, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Esse é o
segundo momento da primeira fase das alterações no itinerário dos coletivos,
que nesta etapa passam a fazer integração com o metrô através da estação de
transbordo Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi.

As mudanças vão ser implantadas nos seguintes bairros: Alto
do Peru, Capelinha, Faz Grande Do Retiro, Resgate, Conjunto ACM, Arraial do
Retiro, Engomadeira, Mata Escura, Jardim Santo Inácio, Sussuarana, Nova
Sussuarana, Novo Horizonte, Pau Miúdo, Vale do Matatu, Luís Anselmo e Stiep.

Os moradores desses bairros vão poder desembarcar no
terminal Acesso Norte – onde 23 linhas já circulam desde o dia 12 – e seguir
com outro ônibus ou pelo metrô, na estação de mesmo nome.

“A ideia é redesenhar as linhas, aumentar a oferta de
viagens nesses bairros específicas. A reclamação dos moradores dessas
comunidades é que demoram muito tempo no ponto esperando ônibus, as viagens são
muito longas, e que, nos horários de pico, há superlotação nos ônibus”,
explica o secretário Fábio Mota.

Segundo o titular da Semob, a expectativa é de aumentar em
50% o número de viagens nessa região. “Quem andar de ônibus vai ganhar 50% no
tempo da viagem e quem pegar o metrô, 60%”, estima.

O Bilhete Único ou o Metropasse são as formas válidas para
que o passageiro participe da integração, que é o que garante que a viagem foi
realizada num período máximo de três horas.

 

Segunda fase

 

A segunda fase das mudanças de ônibus está prevista para ser
implantada em novembro, com as reuniões com as comunidades que vão ser afetadas
pelas mudanças.

Serão 41 linhas dos bairros Valéria, Castelo Branco, Pau da
Lima, Cajazeiras (5, 7/6, 8, 10, e 11), Boca da Mata, Águas Claras, Fazenda
Grande (1, 2, 3 e 4), Fazenda Garcia, Macaúbas, Saúde, IAPI, Cosme de Farias,
Luiz Anselmo, Engenho Velho de Brotas, Daniel e Brotas. Nesse grupo, se leva em
consideração a integração com a linha 1 do metrô.

“A gente começa a fazer reuniões com as comunidades
envolvidas, debates nas prefeituras-bairros e propagandas nos meios de
comunicação. Lá para o final de novembro, a gente implanta a segunda fase”,
antecipa o secretário.

 

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