Um sistema de transporte que já opera de forma significativa
e que possui planejamento e projetos em execução para sua expansão e sua
integração com outros modais de transporte. Foi assim que a Cia Cearense de
Transportes Metropolitanos apresentou o Metrofor a representantes de órgãos
estaduais e municipais, nesta segunda-feira (9/10), durante reunião do comitê
de mobilidade e acessibilidade do projeto Fortaleza 2040. Pela primeira vez, a
empresa que opera o sistema metroviário da Capital sediou reunião do projeto
que discute os rumos de desenvolvimento da cidade.
O Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia, Edilson Aragão,
explicou aspectos históricos e técnicos das quatro linhas que fazem parte do
Metrofor – duas operando e duas em fase de implantação – e mostrou como esse
sistema pode ser o eixo estruturador da mobilidade urbana em Fortaleza, ao ser
integrado com os demais meios de transportes. “O sistema metroferroviário não é
concorrente do rodoviário. Os dois devem atuar integrados para atender às
necessidades da população. […] O transporte rodoviário poderia trabalhar
integrado, mudando seu conceito de concorrente para convergente. E a gente já
chegou nesse nível. Todas as autoridades municipais estão conscientes disso. Há
uma perfeita integração nesse processo”, afirmou o diretor.
Para Edilson Aragão, o planejamento da cidade deve
incorporar os projetos metroferroviários. “O Metrô pode ser de fato o meio de
transporte estruturador da mobilidade urbana da cidade, com as linhas (de
ônibus) sendo convergentes, e fazendo com que as estações se transformem em
grandes pontos de investimento e de concentração de pessoas”, disse. O
presidente do Metrofor, Eduardo Hotz, abriu a reunião setorial. “Fortaleza tem,
de fato, um sistema metroferroviário em pleno funcionamento, e também um
planejamento para que ele se desenvolva”, afirmou.
Eduardo também mencionou o conceito das duas Parcerias
Público Privadas (PPPs) que estão em desenvolvimento para a concessão das
linhas, sendo uma delas para as linhas Sul e Ramal Parangaba-Mucuripe, e uma
segunda para as linhas Leste e Oeste. Ele informou que os termos iniciais para
uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) foram enviados com antecedência
para análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no objetivo de evitar que
um chamamento público seja lançado com divergências na corte de contas.
Participaram da reunião representantes do Instituto de
Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Secretaria Municipal de Infraestrutura
(Seinf), Instituto do Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Empresa de
Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Coordenadoria Especial de Pessoa com
Deficiência de Fortaleza (Copedef). Emerson Damasceno, coordenador do Copedef,
pediu atenção aos itens de acessibilidade nos projetos de mobilidade. Além da
Linha Sul – maior e mais moderna linha de transporte de passageiros sobre
trilhos no Ceará – o Metrofor é formado ainda pelas linhas Oeste, Ramal
Parangaba-Mucuripe e Linha Leste. Destas, encontram-se em operação as linhas
Sul e Oeste, além de um trecho de cinco quilômetros do Ramal
Parangaba-Mucuripe, que está em operação assistida, com passageiros, desde
julho. Em fase de implantação encontram-se outros 8,4 quilômetros do Ramal
Parangaba-Mucuripe.
Participantes elogiam
integração entre modais
Participantes do comitê de mobilidade urbana e
acessibilidade do Fortaleza 2040 se mostraram interessados em uma política de
integração entre ônibus, metrô e VLT para o planejamento da mobilidade urbana
de Fortaleza. “Esta é um excelente diálogo que está se iniciando, juntando
Governo do Estado, Prefeitura e seus diversos setores envolvidos nas questões
da mobilidade, para um melhor investimento dos recursos e a melhor integração”,
afirmou Larissa Menescal, arquiteta e urbanista, analista de planejamento e
gestão do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). “A reunião
proporcionou uma visão mais geral e integrada em relação ao Metrô e ao
transporte público que hoje é ofertado por ônibus. Isso é o interessante”,
disse Ana Cláudia, analista de projetos da Empresa de Transporte Urbano de
Fortaleza (Etufor).
A reunião desta segunda-feira serviu para esclarecer como os
órgãos públicos estão se articulando para pôr em prática seus planejamentos,
como salientou José Roberto de Resende, secretário-executivo da Secretaria
Municipal de Infraestrutura. “A apresentação de hoje foi importante porque
amarrou um pouco o contexto histórico para a gente compreender como é que as coisas
vinham acontecendo, as dificuldades de financiamento, as demoras na liberação
dos recursos e, consequentemente, a demora na execução das obras”, avaliou o
gestor.
Durante a ocasião, os membros do comitê de mobilidade e
acessibilidade participaram de uma visita ao Centro de Controle Operacional
(CCO) do Metrofor e puderam observar os equipamentos que compõem as tuneladoras
da Linha Leste. Cyro Régis, consultor da Coordenadoria de Transportes e Obras,
da Secretaria da Infraestrutura do Ceará, elogiou a proposta de integração: “É
importante que a gente possa ter um sistema integrado com os demais modais, não
um sistema independente”, disse.
Saiba mais
LINHA SUL (em operação)
24.1 km de extensão
19 estações
Cidades: Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba
LINHA OESTE (em operação)
19,5 km de extensão
10 estações
Cidades: Fortaleza, Caucaia
RAMAL PARANGABA-MUCURIPE* (em implantação)
13,4 km de extensão
10 estações
Cidade: Fortaleza
Trecho de 5km do Ramal Parangaba Mucuripe encontra-se em
operação assistida
LINHA LESTE (em implantação)
13,2 km de extensão
12 estações
Cidade: Fortaleza
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