“Expresso” Linha 10 da CPTM ganha mais duas viagens por dia

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos anunciou
que a partir de segunda-feira, 27, o serviço semi-expresso da Linha 10 Turquesa
passará a contar com mais duas viagens por dia, uma na manhã e outra no final
da tarde.

Assim, o total de viagens diárias, não havendo problemas
operacionais, passará de 14 para 16.

Com isso, o horário de atendimento será ampliado em meia
hora por período. Na manhã passará a ser das 6h às 9h30 e à tarde/noite, das
16h às 19h30. Até agora, o horário é das 6h às 9h e das 16h às 19h.

O intervalo entre as partidas, uma das principais queixas
dos passageiros, continua longo: meia hora, com apenas um trem operando.

O serviço semi-expresso, chamado de Expresso Linha 10, pela
CPTM, começou a funcionar em 30 de novembro de 2016 e opera na manhã no sentido
ABC-São Paulo, atendendo apenas as estações Santo André, São Caetano do Sul e
Tamanduateí. Na parte da tarde/noite, as estações atendidas são as mesmas, mas
o trajeto operado é apenas no sentido São Paulo-ABC.

Segundo a CPTM, em nota, por dia o semi-expresso atende a 50
mil passageiros.

O serviço é realizado por um trem de oito carros, com
capacidade para até duas mil pessoas. O intervalo entre as viagens é de 30
minutos. A circulação ocorre em via exclusiva entre as estações sem interferir
no trafego de trens da Linha 10-Turquesa, que opera entre Brás e Rio Grande da
Serra com intervalo regular.

No período da manhã, o serviço começa a partir da Estação
Prefeito Celso Daniel-Santo André, parando na Estação São Caetano e encerrando
a viagem na Estação Tamanduateí, que tem integração gratuita com a Linha
2-Verde do Metrô.

Já no período da tarde, às 16h, o serviço é no sentido
contrário, com trens partindo de Tamanduateí para encerrar a viagem na Estação
Prefeito Celso Daniel-Santo André.

O gerente geral de Operação, Wellington Berganton, destaca
que a ampliação no número de viagens é resultado do sucesso do Expresso entre
os usuários, sendo um dos serviços mais elogiados da Companhia no último
ano.   

Desde os anos 1990, existe um projeto de criação de uma
linha semi-expressa entre Mauá e Brás, também com poucas paradas, que
funcionaria no leito da linha 10, mas seria independente.

Não há estimativa para a implantação desta linha que vai
requerer obras e infraestrutura própria.

 

Leia também: Trens da
Linha 9 da CPTM circulam por uma via após passageiro cair nos trilhos

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