Portos esperam por investimentos bilionários e novas concessões

A expectativa de investimentos em logística não existe só
entre grupos que administram a malha ferroviária.

Empresas ligadas ao setor de portos também fazem planos para
ampliar a capacidade e modernizar operações.

Os modais são interdependentes. Se o volume de cargas nos
trens aumentar, os portos precisarão se adequar.

A integração é tão importante que o leilão da Norte-Sul,
previsto para o segundo semestre, só deve acontecer em 2018 porque o governo
precisou garantir uma saída da carga transportada para o mar e entrar em acordo
com concessionárias que conectam a ferrovias a portos para avançar com o
processo.

O PPI, programa federal para fomentar investimentos em
infraestrutura, tem 10 projetos portuários em andamento. Do total, com previsão
de R$ 5,819 bilhões de investimentos, oito foram concluídos com o equivalente a
R$ 1,32 bilhão.

O setor deverá investir em torno de R$ 23 bilhões nos
próximos cinco anos entre modernização, ampliação e novos projetos, segundo
José Di Bella, diretor-presidente da Associação Brasileira de Terminais
Portuários.

“A relação entre ferrovias e portos é umbilical, é
quase um sistema único, em especial quando se fala em exportações”,
explica.

Fabrizio Pierdomenico, sócio da consultoria Agência Porto,
lembra que pode haver descompasso entre crescimento de ferrovias e capacidade
dos portos se não houver celeridade na publicação dos editais para novas
concessões e na renovação de contratos. “Investimentos bilionários devem
sair do papel assim que a parte burocrática for resolvida”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*